Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Flamengo será julgado no STJD e pode perder mando por invasão e apedrejamento

Estarão em pauta a invasão no Maracanã, o apedrejamento do ônibus atleticano, o arremesso de objetos no campo e o uso de sinalizadores, com a possibilidade de ter a perda de mandos de campo como desfecho.

Flamengo será julgado no STJD e pode perder mando por invasão e apedrejamento
Notícias ao Minuto Brasil

10:30 - 04/08/22 por Estadao Conteudo

Esporte Flamengo

Denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva por uma série de incidentes no jogo decisivo contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil, o Flamengo será julgado na próxima quarta-feira, dia 10, um dia após decidir as quartas da Libertadores com o Corinthians. Estarão em pauta a invasão no Maracanã, o apedrejamento do ônibus atleticano, o arremesso de objetos no campo e o uso de sinalizadores, com a possibilidade de ter a perda de mandos de campo como desfecho.

A data da sessão foi divulgada nesta quarta pela entidade, que julgará o clube mineiro no mesmo dia, em razão de cânticos discriminatórios praticados pela torcida alvinegra contra flamenguistas na partida de ida, em Belo Horizonte, onde o Atlético venceu por 2 a 1, no dia 22 de junho. O jogo de volta, disputado no dia 13 de julho, no Maracanã, terminou com vitória por 2 a 0 e classificação do Flamengo.

Antes do apito inicial da decisão no Rio, houve tumulto nos arredores do local e torcedores sem ingresso conseguiram passar pelas grades de proteção para invadir o estádio. Além disso, o ônibus da delegação mineira foi recebido com pedras e teve uma das janelas quebradas, mas ninguém ficou ferido. Quando a partida estava prestes a começar, o uso de sinalizadores na arquibancada atrasou o cronograma. Já com a bola rolando, uma lata de cerveja e uma garrafa com água foram arremessadas ao gramado.

Enquadrado no artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por descumprimento do estatuto do torcedor e o Regulamento Geral de Competição, o Flamengo também vai responder por não fornecer infraestrutura necessária para garantir a segurança da partida (artigo 211) e por não tomar providências para prevenir e reprimir desordens em sua praça desportiva (artigo 213, inciso I e III).

Os três artigos determinam pena pecuniária de até R$ 100, e o 211 recomenda interdição do estádio quando necessário, o que não deve ser o caso. O Inciso I do artigo 213, por sua vez, prevê perda de mando de até dez partidas, "quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo".

O Atlético-MG foi denunciado por outro motivo e responderá ao artigo 243-G, por prática de ato discriminatório, depois que sua torcida cantou em provocação aos flamenguistas as seguintes palavras: "Tu és time de otário e c*, p*, v* e ladrão". O clube pode receber multa de até R$ 100 mil. Caso os autores sejam identificados, receberão suspensão de cinco a dez partidas. Ainda haverá um julgamento de Júnior Alonso por jogada violenta no jogo de volta.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório