Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Colombiano é desclassificado da Volta da França por tomar remédio banido

Nairo Quintana perdeu o sexto lugar obtido na competição

Colombiano é desclassificado da Volta da França por tomar remédio banido
Notícias ao Minuto Brasil

18:36 - 17/08/22 por Estadao Conteudo

Esporte Ciclismo

Duas vezes vice-campeão da Volta da França, o ciclista colombiano Nairo Quintana foi desclassificado da principal competição da modalidade nesta quarta-feira. O atleta de 32 anos foi punido por ter ingerido remédio banido, mas que não configura doping. Ele poderá seguir competindo nas próximas semanas.

Quintana perdeu o sexto lugar obtido na competição, disputada no mês passado, em solo francês, por ter tomado o analgésico tramadol, proibido em 2019 pelos efeitos colaterais que pode apresentar e não por alguma vantagem a ser obtida na performance esportiva. O opióide pode atrapalhar o desempenho e ainda colocar em risco os rivais.

"Além do risco de dependência e vício, o medicamento apresenta comumente efeitos colaterais adversos, como tontura, sonolência e perda de atenção, que são incompatíveis com o ciclismo competitivo e pode colocar em perigo outros competidores", argumenta a União Ciclística Internacional (UCI) em suas regras médicas.

Resquícios do analgésico foram detectados em amostras de sangue "ressecado" colhidas nos dias 8 e 13 de julho, durante a Volta da França. O caso de Quintana é o primeiro do mundo do esporte a ser constatado por este método novo de análise, o chamado "dried blood spot" ou DBS, aprovado pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) no ano passado.

Sem sofrer punições além da competição francesa, o colombiano deve voltar a competir na sexta-feira, na Volta da Espanha, que já ganhou em 2016. Ele também foi campeão do reconhecido Giro da Itália, em 2014. Na Volta da França, foi o segundo colocado geral em 2013 e 2015.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório