Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Corinthians venceu jogo de ida em casa nas três conquistas da Copa do Brasil

O time alvinegro sempre venceu o primeiro duelo em casa nas vezes em que ergueu a taça

Corinthians venceu jogo de ida em casa nas três conquistas da Copa do Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

16:48 - 11/10/22 por Estadao Conteudo

Esporte Futebol

Corinthians e Flamengo fazem o primeiro jogo da final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo, diante de 45 mil torcedores - todos os ingressos foram vendidos antecipadamente. Esta é a primeira vez que as equipes decidem o torneio mais nobre da CBF, que paga R$ 60 milhões ao campeão. Levando em consideração o retrospecto, uma vitória em casa pode não só aproximar o clube paulista do tetracampeonato como também manter uma escrita positiva. O time alvinegro sempre venceu o primeiro duelo em casa nas vezes em que ergueu a taça.

Em sua totalidade, os números são favoráveis para quem larga na frente. Ao longo das últimas 33 edições da Copa do Brasil, o vencedor do primeiro jogo levantou a taça em 49% das oportunidades (16 partidas). Por outro lado, quem saiu perdendo só conseguiu sair campeão em 12% dos embates, ou seja, em apenas quatro disputas. Os confrontos que terminaram empatados no primeiro jogo representam 39% do total, com 13 jogos. Desta fatia, sete duelos foram decididos após o apito final - sendo cinco na regra do gol qualificado e dois em cobranças de pênalti.

"Acredito que nossa equipe chega em seu melhor nível, com possibilidade real de título. Pressionamos, marcamos, jogamos, criamos chance de fazer gols... Fizemos o que foi possível em termos de gestão. Temos que ter fome, muita fome", disse o técnico Vítor Pereira em entrevista coletiva no último sábado, após a vitória sobre o Athletico-PR, pelo Brasileirão. "Temos que fazer um jogo no melhor nível em casa. Contra um time com argumentos. Jogar em Itaquera diante da nossa torcida não é fácil. Provavelmente eles terão algum favoritismo, mas final é final e tudo pode acontecer", concluiu.

A primeira conquista corintiana na Copa do Brasil veio em 1995, quando bateu o Grêmio em ambos os jogos. Venceu por 2 a 1 no Pacaembu, e por 1 a 0 em Porto Alegre - Marcelinho Carioca foi o herói do título. O Corinthians voltou a ser campeão somente sete anos depois, derrotando o modesto Brasiliense um ano após amargar o vice para o tricolor gaúcho. Novamente o placar de 2 a 1 fez o alvinegro paulista botar uma mão no troféu, garantido com um empate com a equipe candanga fora de casa.

Curiosamente, uma das derrotas mais dolorosas para o torcedor corintiano em uma final de Copa do Brasil aconteceu depois de uma vitória em casa. Em 2008, mesmo ano em que o clube disputava a Série B, o Corinthians fez 3 a 1 no Sport e foi para o segundo jogo confiante. Porém, diante de uma Ilha do Retiro lotada, o time pernambucano fez 2 a 0 ainda na primeira etapa, se sagrando campeão de forma inédita por causa do gol marcado fora de casa.

O Corinthians montou uma equipe forte ao voltar para a elite do futebol brasileiro e retornou à final da Copa do Brasil já no ano seguinte. Tendo Ronaldo Fenômeno como sua principal estrela, o time paulista mediu forças com o Internacional em um duelo quente, que ficou ainda mais inflamado após a diretoria colorada montar enviar à CBF um DVD com um dossiê apontando supostos favorecimentos de arbitragem ao rival. Dentro das quatro linhas, uma vitória por 2 a 0, no Pacaembu, e um empate por 2 a 2, em Porto Alegre, garantiu o tri aos corintianos.

Para os mais supersticiosos, decidir fora de casa pode ser um trunfo para o Corinthians. Isso porque o time alvinegro nunca venceu uma decisão de Copa do Brasil tendo o mando de campo a seu favor. Além do revés para o Grêmio em 2001, selado com um 3 a 1 para os gaúchos na capital paulista, a equipe corintiana foi derrotada de virada pelo Cruzeiro - maior vencedor do torneio, com seis títulos - em plena Neo Química Arena, por 2 a 1, depois de uma derrota pelo placar mínimo em Belo Horizonte. Arrascaeta, carrasco do Corinthians naquela ocasião, estará do lado rubro-negro nesta quarta-feira, buscando seu primeiro título do torneio pela equipe do Rio.

O Flamengo só perdeu um duelo valendo a final da Copa do Brasil jogando em casa. Aconteceu em 2004, quando foi surpreendido pelo Santo André no Maracanã, diante de 72 mil pessoas, e perdeu por 2 a 0, depois de empatar por 2 a 2 na ida. Vale ressaltar que os cariocas também deixaram o título escapar atuando no Rio em 1997, ano em que o Grêmio foi tricampeão ao segurar um 2 a 2 após o confronto de ida acabar sem gols. O rubro-negro carioca acumula as conquistas de 1990, 2006 e 2013.

Todos os ingressos para o primeiro jogo entre Corinthians e Flamengo, nesta quarta-feira, na Neo Química Arena, estão esgotados. A partida de volta acontece na próxima semana, dia 19 de outubro, às 21h45 (horário de Brasília), no Maracanã.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório