Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Beatriz Souza supera caminho difícil, perde final e é prata no Mundial de Judô

A judoca de 24 anos fez uma campanha notável na disputa feminina acima de 78kg, chegou à final e ficou com a medalha de prata ao ser derrotada pela francesa Romane Dicko, medalhista de bronze da categoria nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Beatriz Souza supera caminho difícil, perde final e é prata no Mundial de Judô
Notícias ao Minuto Brasil

10:55 - 12/10/22 por Estadao Conteudo

Esporte Beatriz Souza

Beatriz Souza conquistou, nesta quarta-feira, a quarta medalha brasileira na disputa do Mundial de Judô do Usbequistão. A judoca de 24 anos fez uma campanha notável na disputa feminina acima de 78kg, chegou à final e ficou com a medalha de prata ao ser derrotada pela francesa Romane Dicko, medalhista de bronze da categoria nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Nos dias anteriores da competição, o Brasil conquistou dois ouros, um de Rafaela Silva (57kg) e outro de Mayra Aguiar (78kg), além de um bronze de Daniel Cargnin (73kg). Por isso, neste momento, o país está em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás apenas do Japão, que tem cinco ouros, três pratas e dois bronzes.

A trajetória de Beatriz até a final foi repleta de lutas difíceis. Após estrear com vitória por ippon sobre Larisa Ceric, da Bósnia e Herzegovina, voltou ao tatame para enfrentar a lenda cubana Idalys Ortiz, dona de quatro medalhas olímpicas (um ouro, duas pratas e um bronze), e oito em mundiais (dois ouros, duas pratas e quatro bronzes). No duelo, a brasileira foi dominante e forçou três punições a Ortiz para sair vencedora.

Em seguida, na semifinal, Bia encarou a japonesa Wakaba Tomita, adversária que jamais havia superado. Foi derrotada por ela, inclusive, nas semifinais do Mundial do ano passado, antes de ir para a disputa do bronze daquela edição e conquistar a medalha. No novo encontro, fez uma luta inteligente, anulou as ações da rival e alcançou a vitória nas punições, assim como nas quartas de final.

Beatriz Souza entrou no tatame para a disputa do ouro com a missão de diminuir uma larga vantagem da adversária nas outras vezes em que se encontraram, já que Romane Dicko venceu três de quatro duelos entre elas. O desfecho da decisão, que ampliou os números de Dicko, veio de maneira rápida, quando restavam ainda 2min55 para o cronômetro zerar, após a francesa encaixar o ippon para ficar com o ouro.

Também nesta quarta-feira, o Brasil foi representado na disputa masculina até 100kg por Rafael Silva, o Baby, que buscava sua quarta medalha em mundiais. Também dono de dois bronzes olímpicos, Baby venceu a luta de estreia, contra o chinês Ruinxuan Li, mas foi eliminado nas oitavas de final, após ser imobilizado pelo usbeque Alisher Yusupov.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório