Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Técnico dinamarquês e preparo físico são triunfos do handebol do Brasil

Morten Soubak ganha a companhia do preparador físico Lars Michalski, único do mundo com PhD específico para esse esporte

Técnico dinamarquês e preparo físico são triunfos do handebol do Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

14:46 - 27/06/16 por Notícias Ao Minuto

Esporte Armas

O ótimo condicionamento físico da seleção brasileira feminina de handebol chama a atenção a pouco mais de um mês dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Isso ficou evidente na vitória sobre a Suíça por 30 a 24, no domingo (26), em amistoso jogado na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra, que receberá as competições de handebol em agosto.

Morten Soubak, o técnico dinamarquês da seleção, diz que as garotas estão trabalhando "duro, muito pesado, ficam cansadas mesmo”. Parte da responsabilidade é de outro dinamarquês: o preparador físico Lars Michalski, que chegou ao Rio de Janeiro na semana passada.

“Ele é o único no mundo com PhD em handebol. Monta demandas específicas para atletas do esporte, por função e por posição, e mostra os exercícios. Ainda temos duas semanas de carga bem pesada, depois serão dez dias de folga antes da reta final. Vamos ver o resultado em agosto”, diz o treinador.

Em comparação com o sexto lugar em Londres 2012, a seleção “amadureceu em todos os sentidos, indo do céu ao inferno” (do ouro no Mundial da Sérvia 2013 ao 10º lugar no Mundial da Dinamarca 2015), como lembra a capitã Fabiana Diniz, a Dara. O “grupo ganhou bagagem”, como assinala Morten.

Tamanha "bagagem" levou o técnico a

escolher, estrategicamente, o grupo da morte

na fase preliminar dos Jogos Olímpicos. A estreia é justamente contra a bicampeã Olímpica Noruega, de quem o Brasil perdeu de virada em Londres 2012, deixando escapar a chance de passar às semifinais e brigar por medalha.

Para Morten, a dificuldade da fase de grupos é apenas um alerta do que vem pela frente. “Vamos jogar com a Noruega de cara, mas passando podemos enfrentar a Rússia, a Coreia... Este torneio feminino de handebol vai ser o mais equilibrado, mesmo, de todos os Jogos Olímpicos. O que posso prometer, em nome do grupo, é que vamos fazer todo o possível, a cada jogo, para brigarmos por uma medalha.”

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório