Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tribunal inocenta Etiene Medeiros, classificada para a Rio-2016

Com a decisão, por enquanto ela está apta a competir nos Jogos Olímpicos do Rio, entre 5 e 21 de agosto

Tribunal inocenta Etiene Medeiros, classificada para a Rio-2016
Notícias ao Minuto Brasil

20:09 - 30/06/16 por Folhapress

Esporte Nadador

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) anunciou nesta quinta-feira (30) que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) da modalidade declarou a nadadora Etiene Medeiros inocente em julgamento por violação antidoping.

Com a decisão, por enquanto ela está apta a competir nos Jogos Olímpicos do Rio, entre 5 e 21 de agosto. Ela está classificada para as seguintes provas: 50 m livre, 100 m livre, 100 m costas, e ainda pode integrar os revezamentos 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley.

A Wada (Agência Mundial Antidoping), a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) e a Fina (Federação Internacional de Natação) podem recorrer da decisão. Eles têm até 21 dias para levar o caso à CAS (Corte Arbitral do Esporte), na Suíça. Daí, a defesa da nadadora teria até outros 20 dias para responder à apelação.

Como restam 36 dias para o início dos Jogos do Rio, é pouco provável que haja novo julgamento antes disso. O advogado de Etiene, Marcelo Franklin, do escritório Franklin Advogados, acredita que ela não disputar o megaevento esportivo seria uma "reviravolta anormal".

Ele já havia trabalhado nos casos de Cesar Cielo (2011) e de João Gomes Júnior (2015). "Era uma situação de vencer ou vencer, porque qualquer período além de suspensão a tiraria dos Jogos", afirmou Franklin.

A pernambucana foi flagrada em exame fora de competição realizado no dia 8 de maio pela ABCD. A análise indicou a presença da substância fenoterol, presente em um remédio utilizado para asma (Berotec). No mesmo dia, o Ministério do Esporte confirmou que sua Bolsa Pódio de R$ 8.000 havia sido suspensa.

O fenoterol tem efeito broncodilatador, mas estimula produção do hormônio eritropoietina e anabolizantes. O julgamento foi realizado na noite desta quarta-feira (29), e os membros do STJD decidiram inocentá-la por unanimidade, por oito votos a zero.

Segundo nota divulgada pela CBDA, os integrantes do tribunal opinaram que "nenhuma culpa ou negligência poderia ser imputada à atleta", que esteve presente no julgamento desta quarta.

Etiene deve disputar seus primeiros Jogos Olímpicos no Rio. Ela não conseguiu se classificar para a edição passada, em Londres.

Atleta do Sesi-SP, a pernambucana é treinada por Fernando Vanzella e se consolidou, neste ciclo, como grande destaque da natação feminina brasileira.

Ela foi a primeira brasileira campeã mundial (na edição em piscina curta de Doha-2014), recordista mundial (nos 50 m costas, também em piscina curta) e medalhista em mundial em piscina longa.

A nadadora também foi a primeira brasileira a conquistar um ouro em Jogos Pan-Americanos. Levou o ouro nos 100 m costas em Toronto-2015.

A assessoria de imprensa de Etiene emitiu nota na qual disse que ela recebeu a decisão com "serenidade", "porque sempre teve certeza de que provaria a correção de seus procedimentos". A atleta só deverá se pronunciar na próxima semana. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório