Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Golaço de Éder dá o primeiro título da história para Portugal

O atacante, nascido em Guiné-Bissau e naturalizado português, entrou na decisão aos 33 min do segundo tempo e deu mais presença ofensiva a Portugal

Golaço de Éder dá o primeiro 
título da história para Portugal
Notícias ao Minuto Brasil

18:47 - 10/07/16 por Folhapress

Esporte Euro

Mesmo com Cristiano Ronaldo substituído ainda aos 24 min do primeiro tempo, devido a uma lesão muscular, Portugal conseguiu administrar o desfalque e conquistou a Eurocopa ao derrotar a França por 1 a 0 na prorrogação, na tarde deste domingo (10), no Stade de France, em Paris.

Com a conquista inédita, graças a um gol de Éder aos 3 min da etapa final do tempo extra, depois do empate por 0 a 0 nos 90 minutos, os portugueses se sagraram campeões da competição europeia pela primeira vez na sua história.

O atacante, nascido em Guiné-Bissau e naturalizado português, entrou na decisão aos 33 min do segundo tempo e deu mais presença ofensiva a Portugal. E, num chute rasteiro de fora da área já na segunda etapa da prorrogação, deu o título inédito a Portugal.

Já para Cristiano Ronaldo, que saiu de campo aos prantos, conseguiu neste torneio igualar o feito do francês Michel Platini ao chegar a nove gols em quatro edições da Eurocopa e se tornar o maior artilheiro da história do torneio.

O JOGO

Empurrada pela sua torcida, a seleção francesa buscou pressionar desde os primeiros minutos, enquanto Portugal, mais recuado, apostava somente nos contra-ataques.

Com os bons avanços do volante Sissoko e as jogadas em velocidade do atacante Griezmann, o time da casa criou boas chances de abrir o placar no primeiro tempo, mas o goleiro Rui Patrício fez ao menos três importantes defesas e evitou o gol francês.

Depois, mesmo com a saída de Cristiano Ronaldo por contusão, aos 24 min, os portugueses conseguiram equilibrar as ações da partida e tiveram mais presença ofensiva antes do intervalo, mas sem criar grandes oportunidades.

A França voltou a ter o domínio territorial no jogo durante quase todo o segundo tempo, mas ainda com muitas dificuldades de entrar na grande área de Portugal.

Os franceses conseguiram assustar a zaga adversária somente depois dos 20 min, quando Griezmann cabeceou a bola rente ao gol português travessão e Giroud acertou a trave do goleiro Rui Patrício já nos acréscimos.

Na prorrogação, a seleção francesa continuou pressionando Portugal, que conseguiu se defender bem e jogar somente em contragolpes ou jogadas de bola parada.

E, assim, conseguiu o gol do título. Aos 3 min do segundo tempo, o atacante Éder, que havia entrado em campo durante a partida, chutou de fora da área e acertou o canto do goleiro Lloris.

PORTUGAL

Rui Patrício, Cédric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro; Willian Carvalho, João Mário, Adrien Silva (João Moutinho) e Renato Sanches (Eder); Nani e Cristiano Ronaldo (Ricardo Quaresma)

T.: Fernando Santos

FRANÇA

Lloris; Sagna, Koscielny, Umtiti e Evra; Matuidi, Pogba e Sissoko (Martial); Payet (Coman), Griezmann e Giroud (Gignac)

T.: Didier DeschampsEstádio: Stade de France, em Paris (França)

Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra)

Cartões amarelos: Cédric, João Mário, Raphael Guerreiro, William Carvalho, Rui Patrício, Fonte (P), Umtiti, Matuidi, Koscielny, Pogba (F)

Gol: Éder, aos 3 min do 2° tempo da prorrogação

Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório