Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Baixas da Rússia podem favorecer brasileiro Isaquias Queiróz

O brasileiro vai competir em três provas nos Jogos do Rio

Baixas da Rússia podem favorecer brasileiro Isaquias Queiróz
Notícias ao Minuto Brasil

08:50 - 27/07/16 por Estadao Conteudo

Esporte Canoagem

As punições à Rússia pelo escândalo de doping chegaram nesta terça-feira a cinco atletas da canoagem de velocidade do país que viriam aos Jogos Olímpicos do Rio. A Federação Internacional da modalidade (ICF) proibiu o grupo de participar das competições, em decisão que altera a lista dos candidatos à medalha e pode beneficiar o brasileiro Isaquias Queiroz.

Do grupo de banidos, dois foram medalhistas nos Jogos de Londres, em 2012, e outro era um dos concorrentes diretos de Isaquias na prova C1 200 metros. Andrey Kraitor é o atual bicampeão europeu da modalidade, além de ter sido vice-campeão mundial em 2011. O brasileiro vai competir em três provas nos Jogos do Rio. Fora a C1 200 metros, vai brigar por medalha também na C1 1.000 metros e C2 1.000 metros.

A lista de banimento russo tem como principal nome Alexander Dyachenko, ouro em Londres e campeão mundial em 2013 na prova K2 200 metros. Outro cotado à medalha no Rio era Alexey Korovashkov, bronze em Londres no C-2 1.000 metros, prova em que Isaquias irá competir no Rio. Os outros dois representantes do país que estão fora do Rio são as canoístas Elena Aniushina e Natalia Podolskaya, que somam duas medalhas em Mundiais.

"Estamos muito tristes que nosso esporte foi atingido. Agimos rápido e removemos todos os atletas envolvidos em evidências do uso de doping", disse em comunicado o secretário geral da ICF, Simon Toulson.

A entidade afirmou ter repassado para países como Alemanha, Áustria, Iraque e Suécia as vagas que tinham sido conquistadas pela Rússia. A ICF prometeu também continuar a investigar as irregularidades e explicou já ter aplicado punição para 11 dos 25 canoístas citados no relatório que apontou a participação do governo russo em fraudes nos exames de atletas.

MENOS CONCORRENTES - As baixas desta terça-feira na canoagem se somam à ausência de outros concorrentes de Isaquias na prova C1 200 metros. Em julho, a ICF comunicou a suspensão das equipes da Romênia e Bielorrússia também pelo uso de doping.

A punição deixará fora dos Jogos do Rio o atual campeão mundial do C1 200 metros, o bielo-russo Artsem Kozyr, que garantiu o título na prova em que Isaquias foi bronze em Milão, no ano passado. Com informações do Estadão Conteúdo. 

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório