Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com vaga na semi, Leo de Deus diz que natação tem que 'fazer muito melhor'

Joanna Maranhão, que foi a décima oitava nos 200 m medley, disse que a pressão é maior para quem recebeu dinheiro público, como Bolsas Pódio e Atleta

Com vaga na semi, Leo de Deus diz que natação tem que 'fazer muito melhor'
Notícias ao Minuto Brasil

16:28 - 08/08/16 por Folhapress

Esporte Piscina

Três nadadores brasileiros se classificaram, no início da tarde desta segunda-feira (8), para semifinais de suas provas no Estádio Aquático.

Leonardo de Deus e Kaio Márcio avançaram nos 200 m borboleta e Manuella Lyrio ficou entre as 16 melhores nos 200 m livre. Ela, inclusive, quebrou o recorde sul-americano, que pertencia a Larissa Oliveira, com a marca de 1min57s28. Os três disputam as provas nesta noite.

Apesar do resultado, Leonardo não escondeu a ponta de frustração com o desempenho da equipe brasileira como um todo. Após dois dias de competição, o país obteve duas finais –;um quinto lugar no revezamento 4 X 100 m livre e um quinto (João Gomes Júnior) e um sétimo (Felipe França) nos 100 m peito–;, mas várias participações decepcionantes.

Por exemplo, Guilherme Guido, que tinha tempo entre os dez melhores da temporada, caiu na semifinal, com uma piora de mais de um segundo em relação ao seu recorde pessoal. Etiene Medeiros também piorou em dois segundos sua marca nos 100 m costas e nem passou das eliminatórias.

Nesta segunda, Larissa Oliveira, que detinha o recorde sul-americanos dos 200 m livre, também ficou longe de seu melhor e parou longe das 16 que avançavam para as semifinais.

"Eu e a natação brasileira temos que fazer muito melhor, para fazer jus ao investimento", afirmou Leonardo.

"Por tudo o que foi investido, merecemos fazer muito mais. Ainda não veio medalha e fizemos poucas finais. Vamos buscar hoje de tarde [noite] mudar isso", complementou.

O próprio Leonardo ficou longe do melhor tempo na prova, que é 1min55s01. Com 1min55s98, ele passou em nono lugar para a semifinal. "Tenho que entrar nessa final."

Joanna Maranhão, que foi a décima oitava nos 200 m medley, disse que a pressão é maior para quem recebeu dinheiro público, como Bolsas Pódio e Atleta. "Eu só devo satisfação para quem me apoia. Por uma questão pessoal, não recebi essas bolsas", afirmou.

O Brasil tem duas boas chances de medalha nessa Olimpíada, com Bruno Fratus, nos 50 m livre, e Thiago Pereira, nos 200 m medley.

ASTROS SE CLASSIFICAM

Os norte-americanos Michael Phelps e Katie Ledecky, maiores nomes da natação na Rio-2016, avançaram com tranquilidade para as semifinais de suas respectivas provas, que ocorrerão nesta noite de segunda.

Phelps foi o quinto melhor nas eliminatórias dos 200 m borboleta, prova na qual foi bicampeão olímpico (2004 e 2008) e da qual é recordista mundial.

No domingo, ele ajudou o revezamento 4 X 100 m livre dos EUA a conquistar o ouro. "Estou tentando fazer o máximo possível para recuperar-me. Ontem comi um prato de macarrão, e nem sou fã de espaguete. Estou me forçando a comer."

"Eu fui dormir 3h e 11h já estava no ônibus. A boa notícia é que temos um bom tempo entre as baterias iniciais e finais. Por isso conseguimos descansar", complementou Phelps.

Ledecky foi dominante, com o primeiro tempo, nas eliminatórias dos 200 m livre. No domingo, ela foi ouro nos 400 m livre com direito a recorde mundial. Com informações da Folhapress. 

Leia também: Conheça Leo de Deus, gato da natação que arrasou nas piscinas 

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório