Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Neymar tem história breve, mas gloriosa no Maracanã

O seu caso com o Maracanã começou em 2009, quando o atacante que ainda defendia o Santos enfrentou o Fluminense. Sua aparição na vitória dos santistas por 4 a 1 foi discreta

Neymar tem história breve, mas gloriosa no Maracanã
Notícias ao Minuto Brasil

20:37 - 20/08/16 por Folhapress

Esporte Seleção olímpica

Neymar e Maracanã se encontraram poucas vezes, mas foi no estádio construído para a Copa de 1950 que o paulista de São Vicente conquistou os seus únicos dois títulos pela seleção brasileira, e ambos com gols.

O seu caso com o Maracanã começou em 2009, quando o atacante que ainda defendia o Santos enfrentou o Fluminense. Sua aparição na vitória dos santistas por 4 a 1 foi discreta. Ajudou o time com uma assistência.

Em 2010, o estádio foi fechado para reformas visando a Copa das Confederações e a Copa do Mundo e reabriu somente em 2013, em um amistoso do Brasil contra a Inglaterra. Neymar, que já tinha confirmado sua ida para o Barcelona, esteve em campo e também não foi bem.

Mas a sua redenção viria naquele mesmo ano pela Copa das Confederações. Melhor jogador do torneio, o camisa dez fez um dos três gols na final contra a Espanha, no Maracanã, e garantiu seu primeiro troféu pela equipe nacional.Longe dos gramados brasileiros, o jogador não teve a oportunidade de atuar outras vezes no Rio de Janeiro em jogos oficiais, e seu reencontro veio somente nos Jogos Olímpicos do Rio, três anos mais tarde.

Novamente Neymar foi destaque em seu retorno. Marcou dois dos seis gols contra Honduras e ajudou na classificação para a final da Olimpíada.

A responsabilidade pela medalha de ouro era toda do atleta de 24 anos, e ele não decepcionou. Neste sábado (20), na final diante dos algozes alemães, ele abriu o placar ao 26 min após uma cobrança de falta no ângulo direito do goleiro Horn. A seleção sofreu o empate com Max Meyer. Nos pênaltis, o atacante marcou o quinto gol e garantiu a vitória brasileira por 5 a 4.

O seu segundo título pela seleção foi conquistado, e mais um capítulo no Maracanã foi escrito.

GERAÇÃO ÓRFÃ

Apesar de suas glórias no estádio carioca, Neymar teve seu auge no Brasil justamente quando o local esteve fechado para reformas.

Sua passagem pela equipe profissional do Santos foi de 2009 a 2013, quase o mesmo período em que usar as instalações do Maracanã era impossível – as reformas para a Copa do Mundo e Copa das Confederações aconteceram entre 8 de setembro de 2010 e 21 de julho de 2013. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório