Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Na Paralimpíada, Boulevard terá shows, teatro e exposição

Espaço na região portuária da cidade terá agenda volumosa de atrações em setembro

Na Paralimpíada, Boulevard terá shows, teatro e exposição
Notícias ao Minuto Brasil

19:15 - 31/08/16 por Notícias Ao Minuto

Esporte Programação

Três apresentações de uma escola de samba formada por pessoas com deficiência, duas performances de um grupo de teatro britânico e uma mostra com cadeiras de rodas decoradas são algumas das atrações do Boulevard Olímpico do Porto Maravilha em setembro. O Rio2016.com destaca que a programação do local promete manter o espaço como grande ponto de encontro entre cariocas e turistas durante os Jogos Paralímpicos.

"Pretinho da Serrinha é um dos convidados que irão tocar com o pessoal da escola de samba Embaixadores da Alegria", afirmou o secretário municipal de turismo Antônio Pedro de Melo.

Além da batucada, a festa ao ar livre no espaço entre os armazéns do porto e a Praça XV, na região portuária da cidade, vai receber o espetáculo The Garden, da companhia de teatro Graeae. A peça é inspirada na obra do poeta William Blake e vai abordar o mito do Jardim do Éden com a ajuda de atores com deficiência. Já a exposição Wheelchairs Parade reunirá dez cadeiras de rodas customizadas por personalidades e artistas plásticos ao longo do Boulevard.

Um dos principais destaques do local em agosto, a programação musical durante os Jogos Paralímpicos também promete. No palco Encontros, localizado na Praça Mauá, estão previstas apresentações de Jonas Sá, Julia Vargas, Maíra Freitas e outros nomes da nova geração. Atrações como o passeio de balão, o bungee jump e a Casa Brasil também funcionarão em setembro. Além do espaço no Centro, outro Boulevard Olímpico vai funcionar em Campo Grande, no ginásio Miécimo da Silva. Lá, vão tocar Belo, Projota e Valesca - entre outros. Ao todo, serão mais de 1.200 eventos culturais em toda a cidade.

Mobilidade

A Prefeitura também divulgou informações sobre o funcionamento do transporte público durante os Jogos Paralímpicos. Dois serviços especiais de BRT vão operar neste período. Um deles ligará a estação Jardim Oceânico ao Terminal Olímpico, na Barra. O outro conectará a estação Vicente de Carvalho ao Terminal Paralímpico, no Recreio dos Bandeirantes, com paradas em Madureira e na Taquara. Ambos estarão abertos de 5h a 1h. "O embarque poderá ser feito com qualquer Riocard e não apenas com o Riocard Olímpico, como em agosto", destacou o secretário municipal de governo Rafael Picciani. 

Já a Linha 4 recebe pessoal credenciado a partir do dia 4 e, do dia 7 em diante, espectadores com ingressos para competições do dia. O ramal de metrô que liga a Zona Sul à Barra ficará aberto de 5h a 0h durante a semana e de 7h às 23h aos sábados e domingos. "O horário de funcionamento de metrô, trens e barcas será extendido nos dias das cerimônias de abertura e encerramento", disse o secretário estadual de transportes, Rodrigo Vieira.

No trânsito, saem de cena as faixas Olímpicas e passam a valer as faixas Paralímpicas. Elas serão estabelecidas nas proximidades do Parque Olímpico da Barra, nas avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno. A Linha Amarela não terá pistas exclusivas para a Família Olímpica, mas ficará com todos os acessos fechados durante os jogos. 

Leia também: Amy Purdi: conheça a musa gringa das Paralimpíadas do Rio

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório