Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Uma das duas maiores 'secas' do beisebol será quebrada este ano

Em 1908, o Cubs levantou pela última vez o troféu, quando venceu o Detroit Tigers na final. O Indians foi campeão em 1948.

-

Cubs de 1908

Notícias ao Minuto Brasil

22:53 - 23/10/16 por Notícias Ao Minuto

Esporte Tabu

Das duas maiores 'secas' de títulos na MLB, a liga de beisebol dos EUA, uma delas terá fim na próxima semana. A final da liga, chamada de Worls Series, será entre o Chicago Cubs, campeão da Liga Nacional, contra o Cleveland Indians, campeão da Liga Americana. Os dois clubes são os dois últimos na fila de títulos recentes.

Em 1908, o Cubs levantou pela última vez o troféu, quando venceu o Detroit Tigers na final. Para se ter uma ideia, naquela época ainda não existiam nem a NBA, a liga de basquete, nem a NFL, a de futebol americano. 

O time voltou para uma decisão em 1945 e enfrentou, curiosamente, o Detroit Tigers, mas perdeu na melhor de 7 partidas por 4 a 3. Em 1907, ano em que o time de Chicago também foi campeão, o duelo também havia sido com o Tigers. O Cubs ainda acumula outros sete vices, todos entre 1908 e 1945. 

A situação mais absurda (veja no vídeo abaixo) da história do clube aconteceu em 2003, numa final de conferência contra o Florida Marlins. O Cubs vencia o jogo por 3 a 0 na 8ª entrada da partida e conseguiria mais uma eliminação de um rebatedor do time adversário para encaminhar a partida para o final, jogando em casa. Eis que, com a bola quase na luva de Aldo Soto quando Steve Bartman, um torcedor do Cubs, coloca a mão na bola e impede a eliminação. Até aí, mais uma participação infeliz de um torcedor, algo corriqueiro no beisebol. 

O que acontece é que o time sentiu o "golpe". Tudo começou a dar errado, o Marlins conseguiu virar o jogo para 8 a 3 e acabou vencendo a série melhor de 7 de virada. Na época, Bartman precisou mudar de cidade por perseguição de torcedores do Cubs, que imaginaram que nunca mais seriam campeões. 

Em 2015, mais uma vez o time chegou à uma final de conferência. E um fator contava a favor. Na trilogia De Volta Para o Futuro, uma cena do filme previa que em 2015 eles finalmente levantariam o troféu. Mais ua decepção. A equipe foi varrida pelo New York Mets, que acabou perdendo a final para o Kansas City Royals.

Já o Indians tem um pouco menos tempo de seca: 68 anos. Mas eles também contam com a sorte de sua cidade, Cleveland, que pela primeira comemorou um título desde 1948, mas com o Cavaliers, time de Lebron James, que venceu o super favorito Golden State Warriors na final da NBA. O Cleveland ainda tem no elenco o brasileiro Yan Gomes, que é catcher, e pelo segundo ano seguido pode colocar o nome do Brasil no hall de campeões. Ano passado, Paulo Orlando venceu com o Royals.

Resta agora saber que continuará na fila. A primeira partida acontece às 22h da próxima terça, horário de Brasília. Quem conquistar a quarta vitória, vai poder quebrar um dos maiores tabus do esporte. 

Leia também: Lou Gehrig, vencido pela doença, mas para sempre na memória

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório