Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Jorge Lorenzo vence de ponta a ponta em Valência

Se ficou distante da briga pelo título e sequer conseguiu o vice-campeonato, o piloto pelo menos pôde se despedir da temporada 2016 com uma vitória

Jorge Lorenzo vence de ponta a ponta em Valência
Notícias ao Minuto Brasil

12:16 - 13/11/16 por Estadao Conteudo

Esporte MotoGP

O espanhol Jorge Lorenzo foi à pista no Circuito de Valência, neste domingo, em busca de um motivo para comemorar neste fim de temporada da MotoGP. Se ficou distante da briga pelo título e sequer conseguiu o vice-campeonato, o piloto pelo menos pôde se despedir da temporada 2016 com uma vitória de ponta a ponta diante de seus compatriotas na etapa espanhola, a última do ano.

Foi o melhor desfecho possível para uma temporada que não terá muitos motivos para ser lembrada por Lorenzo. Campeão da categoria no ano passado, o espanhol até teve um bom início em 2016, mas caiu de produção no segundo semestre e neste domingo venceu apenas pela primeira vez depois de 11 corridas de jejum.

O triunfo também fechou com chave de ouro sua longa parceria com a Yamaha. Lorenzo defendeu a equipe desde que chegou à MotoGP, em 2008, e com ela conquistou seus três títulos mundiais: 2010, 2012 e 2015. No entanto, após perder espaço para Valentino Rossi no time, em 2017 o espanhol chegará à Ducati, com quem assinou por duas temporadas.

Em sua última prova pela Yamaha, Lorenzo fez bonito e venceu de ponta a ponta. Ele largou na pole e pouco foi incomodado ao longo do percurso, cruzando a linha de chegada na primeira colocação com o tempo de 45min54s228.

A segunda posição ficou com o grande campeão de 2016. O espanhol Marc Márquez, maior sensação da MotoGP na atualidade, pouco forçou, mas conseguiu seu melhor resultado desde que garantiu o título da temporada no Japão. Depois de abandonar na Austrália e ser o 11.º na Malásia, ele voltou ao pódio e chegou na segunda colocação, pouco mais de um segundo atrás de Lorenzo.

Márquez, aliás, foi o único a ameaçar a vitória do compatriota. Lorenzo disparou na liderança logo no início, mas o campeão da temporada acelerou o ritmo no fim e chegou a aparecer no retrovisor do adversário nas últimas voltas. Mas foi só um susto.

Se o triunfo de Lorenzo aconteceu sem grandes sustos, a grande disputa da prova deste domingo aconteceu na briga pela terceira colocação. Os italianos Andrea Iannone e Valentino Rossi protagonizaram um duelo que durou quase toda a corrida e que chegou a tirar o multicampeão da pista.

Só que Rossi não estava pronto para se render, voltou à disputa e chegou a ganhar a terceira colocação novamente. A emoção seguiu até o fim, quando Iannone recuperou seu lugar, ultrapassou o veterano e abriu uma vantagem de quase um segundo para terminar no pódio.

Rossi, aliás, não escondeu a decepção por não conseguir o pódio na última prova da temporada. O italiano havia ficado entre os três primeiros em sete das últimas oito provas e chegou a sonhar com o título da temporada, mas teve que se contentar com o vice-campeonato.

A temporada 2016 da MotoGP chega ao fim como uma das mais emocionantes dos últimos tempos. Prova disso foi o recorde quebrado em 2016, como o ano em que o maior número de pilotos venceu uma prova na categoria: nove. Andrea Dovizioso, Jorge Lorenzo, Marc Márquez, Valentino Rossi, Jack Miller, Andrea Iannone, Cal Crutchlow, Maverick Viñales e Dani Pedrosa tiveram o gosto de subir ao lugar mais alto do pódio em 2016. Com informações do Estadão Conteúdo. 

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório