Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após impasse com Libertadores, CBF divulga calendário de 2017

No ano que vem, a Libertadores terá duas fases antes do início dos grupos. Por isso, a competição terá mais participantes

Após impasse com Libertadores, CBF divulga 
calendário de 2017
Notícias ao Minuto Brasil

05:06 - 15/11/16 por Folhapress

Esporte Datas

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definiu nesta segunda-feira (14) o calendário para o futebol brasileiro em 2017. Atrapalhada pela Libertadores no novo formato, com mais participantes, a entidade demorou a oficializar qual seria a agenda para a próxima temporada.

A Libertadores deve ser disputada entre os dias 1º de fevereiro e 29 de novembro, enquanto a Copa Sul-Americana tem a sua estreia marcada para 5 de abril e a final prevista para o dia 13 de dezembro. As datas dessas duas competições, no entanto, ainda dependem de confirmação da Conmebol.

"Para atender aos prazos estabelecidos no Estatuto de Defesa do Torcedor, o anúncio está sendo feito antes mesmo da publicação oficial do calendário 2017 da Conmebol. Em decorrência disso, qualquer ajuste que se fizer necessário futuramente, quando houver a publicação oficial por parte da entidade continental, será devidamente comunicado", explica a CBF em seu site.

No ano que vem, a Libertadores terá duas fases antes do início dos grupos. Por isso, a competição terá mais participantes. No caso do Brasil, o país terá seis representantes vindos do Brasileirão, o campeão da Copa do Brasil e, eventualmente, a Chapecoense caso ela seja campeã da Sul-Americana este ano.

Ainda há duas pausas na Série A em setembro e outubro para a disputa das eliminatórias da Copa-2018. O calendário, no entanto, não tem parada para os jogos da seleção na disputa por uma vaga na Rússia em março, durante os Estaduais, e em outros quatro amistosos programados para junho e novembro.Além disso, as duas partidas finais da Copa do Brasil serão disputadas 48 horas depois da disputa das eliminatórias.

A primeira janela do ano é separada para a disputa dos Estaduais, que serão disputados a partir do dia 29 de janeiro e acaba no dia 7 de maio.

No dia 8 de fevereiro, a CBF indica o início da Copa do Brasil, que seguirá com 80 participantes e tem seu término marcado para 12 de outubro. Os clubes que estarão na disputa da Libertadores voltarão a entrar na disputa apenas nas oitavas de final da competição, assim como aconteceu neste ano.

O Brasileiro terá a primeira rodada marcada para 14 de maio, e a 38ª rodada está marcada para o dia 3 de dezembro. A Série B do Nacional começa um dia antes e termina uma semana antes da elite. Com informações da Folhapress.

Flu enfrenta concorrente direto por vaga na Libertadores

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório