Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Na Europa, curso feito por Ceni só permite treinar time amador

Como jogador, Ceni disputou 1.237 jogos em 25 anos com a camisa são-paulina

Na Europa, curso feito por Ceni só permite treinar time amador
Notícias ao Minuto Brasil

18:31 - 24/11/16 por Folhapress

Esporte São Paulo

O novo técnico do São Paulo, Rogério Ceni, fez pelo menos dois cursos na Europa antes de estrear na nova profissão. As duas formações do ex-goleiro não lhe dariam a licença necessária para comandar um time profissional na Europa.

Em Londres, Ceni estudou os cursos de níveis um e dois da FA (Football Association, entidade que controla o futebol na Inglaterra). De acordo com a 1st4sport, empresa responsável pelos treinamentos, possibilitaria empregos "clubes amadores locais, de juniores ou seniores".

No Brasil, não é preciso curso para ser treinador de futebol, de acordo com o sindicato dos treinadores do Estado de São Paulo. A partir de 2019, o curso será obrigatório.

Entre o fim de agosto e o fim de outubro, o ex-goleiro fez o primeiro nível do curso da FA. Uma etapa introdutória que tem 33 horas de ensino presencial. Ela capacita para treinar pessoas de 7 anos ou mais e foca-se nos aspectos teóricos e práticos de planejamento, aplicação e revisão de rotinas individuais de treinos.

"Permite criar sessões seguras e divertidas", segundo o site da FA.

Já o segundo nível, com 73 horas, iniciado em 22 de outubro por Ceni, foca-se "em possibilitar a tomada de decisões e criar práticas de jogo, desenvolvendo uma série progressiva de treinos", segundo o programa do curso no site da FA.

Ambos os níveis trazem uma preocupação com o desenvolvimento dos atletas a longo prazo.

Esses cursos são considerados pré-requisitos para as certificações da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol), que tornam possível treinar equipes profissionais na Europa.

Durante o período em que esteve na Europa, Ceni pôde aprender nas categorias de base do Liverpool e trabalhou por uma semana no Sevilla, comandado pelo argentino Jorge Sampaoli.

O São Paulo acertou na tarde desta quinta (24) a contratação de Rogério Ceni como novo técnico do clube. Ele assinará um acordo de dois anos.

Como jogador, Ceni disputou 1.237 jogos em 25 anos com a camisa são-paulina.

Ele deixou os gramados em dezembro de 2015. Com informações da Folhapress. 

Leia também: Neymar se pronuncia após pedido de prisão: ‘Estamos preparados’

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório