Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Portuguesa encerra jejum, vence e se afasta da degola

A Portuguesa voltou a vencer no Campeonato Brasileiro ao fazer 2 a 0 sobre o Atlético Mineiro, neste domingo à noite, no Estádio do Canindé, pela 35.ª rodada. A equipe paulista, que não vencia há cinco jogos, agora tem 44 pontos, em 13.º lugar, três pontos acima do primeiro time da zona de rebaixamento. O time mineiro, despreocupado com a competição, continua com 52 pontos, em sétimo lugar. Mas perdeu Réver, machucado, que preocupa para o Mundial.

Portuguesa encerra jejum, vence e se afasta da degola
Notícias ao Minuto Brasil

21:49 - 17/11/13 por Agencia Estado

Esporte Campeonato Brasileiro

Sem Souza, o técnico Guto Ferreira foi arrojado ao colocar o atacante Wanderson em seu lugar, na tentativa de ter três atacantes. Mas a Lusa perdeu muita na criação de jogadas com a ausência do meia, machucado, além de poder de fogo sem o artilheiro Gilberto, suspenso com três cartões amarelos. Henrique atuou em seu lugar.

A ideia do técnico Cuca era aproveitar algumas baixas, como Guilherme e Ronaldinho Gaúcho, para testar um novo formato tático, com três zagueiros: Leonardo, Réver e Emerson. Para tanto, escalou Gilberto Silva, afastado há quase três meses por contusão, no meio-campo.

Não deu sorte.

Aos 45 segundos de jogo, Réver foi subir para aliviar de cabeça e caiu feio no gramado: torceu o tornozelo esquerdo. Aos cinco minutos, Júnior César entrou em seu lugar, indo para a lateral-esquerda e deixando o Atlético na formação ortodoxa de 4-4-2.

O primeiro tempo foi amarrado. A Lusa tentou ser mais agressiva, mas sem poder de infiltração e finalização, diante de um Atlético mais violento, cometendo muitas faltas para travar o jogo. Mas nenhum dos times criou uma chance real para marcar seu gol.

O zero a zero parcial seria justo caso a Lusa não abrisse o placar, aos 45 minutos. Wanderson foi lançado pelo lado direito em velocidade, já dentro da área. E cruzou para o meio onde Bruno Henrique chegou batendo, de chapa de pé, no canto esquerdo do goleiro Giovanni.

No segundo tempo, o Atlético tentou ganhar espaço na frente, mas seus principais jogadores, como Luan e Diego Tardelli, estavam bem marcados. A Lusa passou a explorar os contra-ataques. E tentou duas vezes seguidas em lançamentos longos de Diogo. No segundo, aos 9 minutos, Henrique saiu na frente do goleiro, desviou a bola de leve no caminho do gol, mas o zagueiro Emerson apareceu para aliviar.

Diogo sentiu lesão após os lançamentos e foi substituído por Jean Motta. O jogo estava equilibrado quando a Lusa marcou o segundo gol. Após lateral cobrado errado por Júnior César, Henrique brigou com a defesa por três vezes até achar espaço para bater de perna esquerda. Um gol na raça, aos 19 minutos.

Depois disso, Cuca ainda tentou abrir o time mineiro com as entradas de Dátolo e de Neto Berola, mas não conseguiu. O sistema de marcação esteve impecável.

Na sua luta contra o descenso, a Lusa ainda terá mais três jogos. Vai sair contra dois times ameaçados: Bahia e Ponte Preta. Depois vai receber o Grêmio que está brigando pela Libertadores.

O Atlético-MG, preocupado com a disputa do Mundial de Clubes, e com vaga garantida na próxima Copa Libertadores, vai praticamente cumprir tabela o Independência contra o Goiás, sai com o Fluminense e fecha a campanha em casa com o Vitória.

FICHA TÉCNICA:

PORTUGUESA 2 X 0 ATLÉTICO-MG

PORTUGUESA - Lauro; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Bryan; Willian Arão, Bruno Henrique, Moisés e Wanderson (Corrêa); Diogo (Jean Motta) e Henrique (Bruno Moraes). Técnico - Guto Ferreira.

ATLÉTICOMG - Giovanni; Leonardo Silva, Réver (Julio César) e Emerson; Carlos César, Gilberto Costa (Dátolo), Rosinei e Lucas Cândido; Fernandinho (Neto Berola), Luan e Diego Tardelli. Técnico - Cuca.

GOLS - Bruno Henrique, aos 45 minutos do primeiro tempo. Henrique, aos 19 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Jean Pierre Gonçalves Lima (RS).

CARTÕES AMARELOS - Carlos César, Émerson, Neto Berola e Lucas Cândido (Atlético-MG). Moisés e Bruno Moraes (Portuguesa).

RENDA - R$ 53.270,00.

PÚBLICO - 2.867 pagantes.

LOCAL - Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório