Campeão em 58 e 62, Zózimo completaria 85 anos neste 19 de junho

Zózimo (à esquerda) ao lado de Nilton Santos na imagem abaixo

© Divulgação / CBF
Esporte SAUDADE 15:00 - 19/06/17 POR Notícias Ao Minuto

Um acidente de carro, no dia 17 de julho de 1977, abreviou a vida do baiano Zózimo Alves Calazans, campeão do mundo com a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 58 e 62. Aos 45 anos, o zagueiro, canhoto, destaque da Canarinho, partia e deixava saudade, principalmente para os torcedores do Bangu/RJ, onde atuava nos tempos áureos com a camisa da Seleção.  

PUB

Neste dia 19 de junho de 2017, Zózimo completaria 85 anos. O ex-jogador nasceu em 1932 em Salvador, e aos 16 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, passando por São Cristóvão e Bangu, neste último ele jogou por 14 anos. 

Mas foi com a camisa da Seleção Brasileira que o homenageado do dia acumulou glórias. Pela equipe principal, o zagueiro fez 37 jogos, venceu 26, empatou seis e perdeu apenas cinco. Marcou um gol, na vitória por 3 a 2 do Brasil sobre a Áustria no dia 15 de abril de 1956.

Além das duas Copas do Mundo, o ex-zagueiro também fez parte das conquistas da Taça Bernardo O`Higgins (1955), Taça Oswaldo Cruz ( 55, 56, 58 e 62) e Taça do Atlántico (56). Zózimo também passou pela Seleção Olímpica. Fez três jogos, venceu dois, perdeu um e marcou um gol.

Todas as homenagens e lembranças são poucas para agradecer por tudo que Zózimo fez pela Seleção Brasileira, tendo dedicado anos de sua carreira a representar seu país, desfilando bom futebol pelos campos do mundo. Obrigado por tudo!

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte.

Obrigado por ter ativado as notificações de Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

X