Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após prova emocionante, Ricciardo vence GP do Azerbaijão

A batida proposital de Vettel em Hamilton, na volta 21, causou punição de 10 segundos nos boxes ao alemão

Após prova emocionante,
Ricciardo vence GP do Azerbaijão
Notícias ao Minuto Brasil

12:58 - 25/06/17 por Folhapress

Esporte F1

Em uma era em que a F-1 reprime pegas e qualquer atitude tresloucada de pilotos em nome da segurança, o GP do Azerbaijão deste domingo (25) destoou completamente. Foram várias batidas e passagens arriscadas, além de uma "briga de trânsito", entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel após choque proposital entre os dois carros.

A vitória "caiu no colo" de Daniel Ricciardo, que aproveitou o azar do então líder Hamilton e a atitude antidesportiva de Vettel, que era o 2º. Valtteri Bottas foi o segundo, da Mercedes. Stroll foi o terceiro em terceiro.

A batida proposital de Vettel em Hamilton, na volta 21, causou punição de 10 segundos nos boxes ao alemão. A advertência tirou a chance de vitória a Vettel.Já Hamilton precisou parar para arrumar o protetor de capacete, que se deslocou.

Sem Hamilton e Vettel à sua frente, Ricciardo conquistou sua primeira vitória no ano.

Massa, que fazia excelente corrida de recuperação (largou em nono e chegou a ficar em terceiro), acabou deixando a prova após problema na suspensão traseira.

BRIGA

Na volta 21, os dois pilotos protagonizaram cena digna de acidente de trânsito urbano. O piloto da Mercedes reduziu bruscamente a velocidade na bandeira amarela. Vettel não conseguiu frear a tempo e acertou a traseira da Mercedes.

Revoltado, Vettel colou o carro ao lado de Hamilton e gesticulou. O alemão enfiou o carro na lateral da Mercedes.

O choque não causou danos às escuderias. Mas o excesso de detritos causou bandeira vermelha.

Os pilotos voltaram aos boxes à espera de uma nova largada. Hamilton saiu do cockpit para conferir se havia alguma avaria na Mercedes; Vettel, que estava metros adiante, reclamava com os engenheiros da Ferrari.

Problema mecânico frustra excelente prova de Massa

O piloto teve muita dificuldade com os pneus na classificação e quase bateu algumas vezes. Ele largou em nono. Mas Massa faz corrida de recuperação. Ele ganhou 3 posições na largada e depois ultrapassou Raikkonen.

Pouco antes da bandeira vermelha, Massa deixou Perez para trás e quase ultrapassou Vettel.

Logo na relargada, porém, o brasileiro teve problemas na suspensão traseira. Ele foi perdendo posições e acabou deixando a prova.

FISCAIS LENTOS

Até mesmo o excesso de zelo da F-1 com o asfalto foi deixado de lado neste domingo. Por falta de fiscais de prova capacitados para atender a demanda do GP.

A corrida sofreu interrupção na volta 11 após abandono de Kvyat. A quebra da Toro Roso escancarou a deficiência na limpeza da pista.

Profissionais que trabalharam no GP do Canadá e Bahrein foram chamados às pressas pela organização para retirar detritos. Foram mais de 12 minutos para limpar a pista. A demora custou seis voltas sob bandeira amarela.

A prova foi liberada em determinados com pedaços de carro na pista. A sujeira, aliada a curvas fechadas, proporcionaram acidentes evitáveis.

LARGADA

Hamilton manteve a primeira posição na largada e viu pelo retrovisor um acidente envolvendo Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen, que haviam largado em 2º e 3º, respectivamente. O choque entre os finlandeses foi bom para Vettel, que pulou da quarta para a segunda colocação.

Massa largou em nono e ganhou três posições na volta inicial. Perez fez boa primeira volta e foi de sexto para a terceira colocação.

Hamilton perde liderança após falha no ajuste da proteção

Não bastasse segurar o ímpeto de Vettel, que vinha em segundo, e manobrar no mais difícil circuito da F-1, Hamilton teve de lidar com um imprevisto: o protetor de cabeça se deslocou. Na principal reta de Baku, o inglês chegou a guiar com uma só mão, enquanto a outra segurava o capacete.

O erro na colocação da proteção do capacete pode ter custado a vitória ao inglês. Hamilton entrou nos boxes na volta 32 (de 51, no total) quando era o primeiro, mas voltou atrás de Vettel e longe dos novos líderes. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório