Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Renato Abreu: Neymar caminha em direção ao protagonismo que queria

A "Coluna do Renato Abreu" traz para você uma análise de quem conhece o futebol por dentro e por fora das quatro linhas

Renato Abreu: Neymar caminha em direção ao protagonismo que queria
Notícias ao Minuto Brasil

22:40 - 03/08/17 por Notícias Ao Minuto

Esporte Opinião

A saída de Neymar do Barcelona era esperada porque ele ficou muito tempo na sombra do Messi, apesar de ter dito, quando saiu do Santos, que o sonho dele era permanecer por muito tempo no clube. Só que nesses sonhos você acaba tendo algumas frustrações que surgem no dia a dia. Quando você convive diariamente no clube, você sabe como realmente é o clube. Independente de o clube ser grande ou não, às vezes algumas coisas te incomodam.

Pelo que eu acompanhei dos passos de Neymar no Barcelona, deu para ver um jogador que foi feliz. Mas nem todos no clube gostavam da maneira como ele agia. Isso ficou aparente em alguns jogos. E nem todo mundo via Neymar com os mesmos olhos do que Suárez e Messi. As pessoas respeitavam, mas algo parecia não estar legal no grupo. E de repente esse sonho de permanecer no Barcelona por muito tempo acabou por conta de querer a mudança ou por causa do clima. Talvez ele estivesse sem clima para trabalhar.

Notícias ao Minuto

Se Neymar continuasse no Barcelona, talvez ele não conseguisse o objetivo dele. Todo mundo sabe que ele é um cara diferenciado, que chama a responsabilidade, mas tinha uma estrela maior no clube. E quando a estrela maior é Messi, aí é unanimidade.

Mas eu vejo essa transferência dele com bons olhos e o PSG parece estar numa grande evolução. Está montando um time muito bom e, no ano passado, na Champions, só perdeu para o Barcelona por questões táticas. O clube ainda não está com o status de potência, mas isso pode acontecer com a chegada de Neymar.

E agora, o Neymar vai conseguir o protagonismo que ele queria. Neymar escolheu mudar. Ele sabe do potencial dele e o que ele poderá fazer pelo PSG. Ele mudou por um objetivo pessoal: ser o melhor jogador do mundo.

OBJETIVOS X VAIDADE

Alguns jogadores mudam de clube por objetivos pessoais e por metas a bater. O problema de Neymar não é financeiro. Se for confirmada, a transferência de Neymar será a maior da história do futebol mundial. E no meio do futebol, há jogadores com alguma vaidade por certas coisas, como para dar entrevistas, bater um pênalti, ser capitão… Não digo que esse é o objetivo de Neymar, mas digo que, para ele, o dinheiro não vai fazer diferença. É sempre bom receber? É. É ótimo. Mas não é isso o que atraiu o Neymar para o Paris Saint-Germain. De repente é a proposta de trabalho, a maneira como vai ser conduzido o trabalho, como vai ser feito o trabalho em cima do jogador para um objetivo coletivo e individual.

Acredito que ele vai fazer sucesso no PSG. Ele merece.

AMADURECIMENTO

Neymar causou muito impacto nas redes sociais com a saída do Barcelona, mas quero dizer que ele é muito mais do que isso. Neymar é conflito, é habilidade, alegria, ousadia e muito mais. Por trás desse grande menino, que é rodeado de confusões, problemas dentro de campo, do jogador explosivo que está querendo ganhar e aprontando para cima dos adversários, há um jogador que causa problemas. É um jogador que “todo mundo quer”, mas ao mesmo tempo é um jogador problemático.

Notícias ao Minuto

E pelo fato de ser novo, Neymar é um jogador que ainda não amadureceu totalmente, apesar de jogar em clubes grandes e de viver todas essas experiências. Ele ainda não amadureceu totalmente em termos de postura e profissionalismo. Mas ele já avançou muito nisso. Só que ele hoje é uma referência, as pessoas gostam dele, mas quando a gente é referência, temos que sempre fazer as coisas certas por sermos “espelho” para outras pessoas.

Ele se envolveu em uma briga nos últimos treinos pelo Barcelona, talvez por estar com a cabeça voltada para a negociação, mas Neymar é sinônimo de alegria, habilidade e daquilo que nós brasileiros gostamos de ver em campo.

RENATO ABREU

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório