Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Reconciliação' de Coutinho no Liverpool passa por fator Suárez

Meia se reapresentou ao clube nesta quinta

'Reconciliação' de Coutinho no Liverpool passa por fator Suárez
Notícias ao Minuto Brasil

12:44 - 07/09/17 por Folhapress

Esporte Liverpool

"Se Coutinho entrasse por aquela porta, eu não pularia de felicidade". A menos de 100 passos de Anfield, um dos endereços mais icônicos do futebol mundial, o assunto é o iminente retorno de Philippe Coutinho à casa do Liverpool, de onde o meia tentou forçar saída na última janela de transferências e enfureceu a metade vermelha da cidade dos Beatles.

No tradicional pub The Twelfth Man ("O Décimo Segundo Jogador", em tradução livre), Robbie Rogers, torcedor de longa data dos Reds, tem a palavra. Debruçado no clássico balcão de madeira e com uma pequena réplica da taça da Liga dos Campeões ao fundo, ele prossegue o raciocínio recheado de sentimentos. "Quando um clube como o Barcelona bate na sua porta, é difícil dizer não. O que machucou a torcida não foi a vontade dele de realizar um sonho, mas a maneira como tudo foi conduzido", pondera o proprietário do pub, de 53 anos, sendo mais de 40 deles como frequentador assíduo do Kop, o setor histórico de Anfield.

+ Flamengo tenta consagrar aposta em treinador estrangeiro

"Não acredito que Coutinho será vaiado", interrompe Collin Prior, 57, torcedor do rival Everton, entre um gole e outro em um pint de cidra -não a imitação barata de champanhe, mas algo de aspecto semelhante à cerveja, extremamente popular no Reino Unido. "Eu queria que ele saísse, porque já sofri muito nos clássicos", admite Prior. "Não é da cultura da torcida deles vaiar jogadores, ainda mais Coutinho, o melhor no elenco de Jürgen Klopp".

O técnico alemão pode contar com o retorno do "Pequeno Mágico", alcunha recebida em Liverpool, neste sábado (9), contra o Manchester City, fora de casa, pela quarta rodada da Premier League. Seria a estreia do camisa 10 pelo clube na temporada, já que antes de defender a seleção brasileira pelas Eliminatórias, o meia tinha formalizado o pedido de transferência para o Barça, além de ter alegado dores nas costas -o suposto problema não o impediu de atravessar o Atlântico para defender o Brasil e até marcar um gol na vitória por 2 a 0 sobre o Equador, em Porto Alegre, na última quinta-feira (31).

O reencontro com Anfield lotado, o verdadeiro termômetro do sentimento dos aficionados, deve acontecer na próxima quarta-feira (13), data da estreia na Liga dos Campeões diante do Sevilla (ESP), contra quem o Liverpool defenderá o histórico de maior vencedor inglês da competição, com cinco títulos -o último na inesquecível noite de Istambul, em 2005, com a lenda Steven Gerrard como capitão e líder de virada épica sobre o Milan de Maldini, Kaká e cia.

"É difícil prever qual vai ser a reação da torcida", acrescenta Rogers. "Mas tudo dependerá da atitude dele em campo, do nível de dedicação que vai mostrar".

Na calçada oposta ao The Twelfth Man, o jovem Charlie Savigar, 18, vizinho de Anfield, fuma um cigarro sob a garoa que molha a estátua de Bill Shankly, ex-técnico escocês e um dos maiores ídolos do clube pelo trabalho entre as décadas de 60 e 70. O personal trainer, já de outra geração, analisa o caso com mais otimismo. "A recepção ao Coutinho será boa. Embora o nosso início de temporada tenha sido ótimo, ele ainda é o nosso craque. Já sinto saudades da classe que ele demonstra com a bola nos pés".

Neste começo de campanha, os Reds estão invictos depois de cinco partidas. Ocupam a vice-liderança da Premier League, com duas vitórias e um empate, dois pontos atrás do primeiro colocado Manchester United, único com 100% de aproveitamento. Além disso, eliminaram o Hoffenheim (ALE) nos playoffs da Liga dos Campeões com dois triunfos.

O EXEMPLO DE SUÁREZ

Enquanto o Liverpool iniciou a temporada voando ao estilo de Jürgen Klopp, Coutinho tentou convencer o presidente Mike Gordon do Grupo Frenway Sports, que controla o clube, a liberá-lo de um contrato sem cláusula de rescisão -a renovação, de cinco anos, foi assinada em janeiro. Já na pré-temporada em Munique, Coutinho e seu estafe foram avisados da posição -irredutível- da diretoria. Nem mesmo a última oferta do Barça, de 160 milhões de euros (R$ 590 milhões), liberou o brasileiro, que agora vive situação parecida a de um ídolo recente do Liverpool.

Em 2013, Luis Suárez também tentou forçar a porta de saída. O atacante, agora no time dos sonhos de Coutinho, queria ser negociado com o Arsenal (ING), então classificado para a Liga dos Campeões. Diferentemente de Philippe, Suárez concedeu entrevistas e criticou publicamente o Liverpool. Tudo para criar um ambiente favorável à sua partida. Resultado: Luisito passou um tempo afastado do elenco pelo treinador Brendan Rodgers. Mas, quando finalmente digeriu a sua permanência em Liverpool, o centroavante deixou as rusgas de lado e empenhou-se como sempre em campo. Com 31 gols, foi o artilheiro da Premier League e ficou muito perto de levar os Reds à conquista da elite do futebol inglês, o que não acontece desde 1990 -o Manchester City ficou com a taça, e toda vez que Suárez volta ao Noroeste da Inglaterra, é tratado como herói.

"Coutinho deveria saber desde o início que o Liverpool não voltaria atrás, assim como aconteceu com Suárez, na decisão de não vendê-lo", analisa James Pearce, repórter que acompanha o dia a dia do clube pelo jornal Liverpool Echo, principal publicação local. "Vai ser interessante acompanhar a reação da torcida", continua. "Não haverá vaias. Penso até que vai ter uma indiferença no começo à espera do que acontecerá em campo. Mas se ele fizer gol ou criar jogadas do jeito que ele sabe fazer, ele será perdoado rapidamente".

A opinião é compartilhada por Chris Bascombe, repórter do The Daily Telegraph, e na cola do Liverpool há quase 20 anos. "Não vejo a torcida cantando o nome dele logo de cara. O comportamento dele será crucial", avalia. "Apesar dessa última negociação, o histórico dele é de comprometimento, assim como foi o de Suárez depois de voltar ao time. O Liverpool só está na Liga dos Campeões porque teve no Coutinho um atleta brilhante, dedicado e decisivo na última temporada".

Não só a vaga, mas o ambiente de uma noite de competição europeia em Anfield pode jogar a favor de Coutinho. "É muito especial", conta Gareth Roberts, torcedor de 41 anos e editor do The Anfield Wrap, publicação independente de torcedores do clube. "Se você está ali, é para apoiar. Assim que a bola rolar, tudo ficará para trás. Quem veste a camisa vermelha não merece vaias". Com informações da Folhapress. 

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório