Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Atletas espanhóis se manifestam por referendo na Catalunha

Votação separatista com Espanha acontecerá dia 1 de outubro

Atletas espanhóis se manifestam por referendo na Catalunha
Notícias ao Minuto Brasil

16:38 - 21/09/17 por ANSA

Esporte Espanha

Após o Parlamento catalão aprovar a convocação de um referendo separatista e a medida causar um clima de tensão na Espanha, atletas espanhóis se pronunciaram sobre a votação marcada para o dia 1º de outubro. Atualmente técnico do Manchester City, o espanhol Pepe Guardiola pediu democracia. "Os cidadãos da Catalunha demonstraram mais uma vez a sua civilização. Nestas situações, não é fácil se controlar e eles o fizeram. Estamos em boas mãos, as pessoas que nos conduzem farão o que a gente pede", ressaltou.   

"O que nós pedimos, e imagino que o mundo inteiro e toda a Europa saibam, é votar, porque não pedimos independência. Não se trata de independência, mas de democracia", acrescentou Guardiola. Por usa vez, o líder do ranking mundial de tênis, o espanhol Rafael Nadal, disse que "não imagina a Catalunha sem a Espanha" e apelou ao diálogo para resolver a situação. "Amo a Catalunha e sinto-a como Espanha. Não imagino a Catalunha sem a Espanha", declarou o tenista, que se encontra em Praga para participar na primeira edição do torneio Taça Laver.   

+ Tensão na Catalunha cresce e preocupa União Europeia

De acordo com Nadal, a situação na Catalunha "é séria e triste", e considera que a Espanha "está melhor junta e assim será mais forte". "É preciso falar. Não quero lutas".  

No início da semana, o clube Barcelona também se manifestou em um comunicado oficial e disse "que permanece fiel à sua dedicação histórica de defesa da nação, da democracia, da liberdade de expressão". Desta forma, "condena todo e qualquer ato que possa impedir o livre exercício desses direitos".

O clube catalão ainda afirmou que "continuará a apoiar a vontade da maioria do povo catalão e fará de modo civilizado, pacífico e exemplar", finalizou o texto. Nesta semana, em mais uma tentativa de impedir o referendo de independência, a polícia espanhola deflagrou uma operação e prendeu 14 pessoas, a maioria ocupantes de cargos de alto escalão do governo catalão. Além disso, o governo de Madri afirmou que "não haverá referendo", inclusive houve um sequestro de cédulas de votação.   

Milhares de pessoas tomaram às ruas de Barcelona para protestar. Com informações da ANSA. 

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório