Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Emocionado, Piqué pede respeito aos espanhóis e defende referendo

'A mensagem que envio é que, quando se vota, se pode escolher sim ou não... mas se vota', diz zagueiro do Barça

Emocionado, Piqué pede respeito aos espanhóis e defende referendo
Notícias ao Minuto Brasil

18:44 - 01/10/17 por Notícias Ao Minuto

Esporte Catalunha

O zagueiro do Barcelona, Gerard Piqué, se emocionou ao falar neste domingo (1º) sobre o referendo de independência da Catalunha. Após a vitória sobre o Las Palmas, em jogo válido pelo Campeonato Espanhol, o defensor pediu respeito à vontade popular.

"A mensagem que envio [para o resto da Espanha] é que, quando se vota, se pode escolher sim ou não... mas se vota", afirmou Piqué, sem conseguir conter as lágrimas.

O zagueiro catalão relembrou o período da ditadura de Franco (1939-1975), quando "não se podia votar". Ele elogiou a postura dos seus compatriotas ao longo do dia, criticando por outro lado a violência policial.

"Sou e me sinto catalão, e hoje mais do que nunca me sinto orgulhoso das pessoas da Catalunha pela forma maravilhosa como têm se comportado, porque não houve nenhum ato de agressão, e vieram a Polícia Nacional e Guarda Civil para agir da maneira como agiram", destacou.

+ Sem torcida no Camp Nou, Barça derrota o Las Palmas com 2 gols de Messi

Segundo as autoridades da Catalunha, mais de 760 pessoas ficaram feridas ao longo do dia, em que foram registrados vários confrontos entre forças de segurança e entusiastas da independência da região.

Diante da incerteza sobre o seu futuro até mesmo na seleção espanhola, em caso de que a independência da Catalunha seja declarada, Piqué deixou os dirigentes livres para tomarem a decisão que quiserem.

"Se o treinador [Julian Lopetegui] e a Federação Espanhola acharem que sou um problema, não tenho nenhum problema em dar um passo ao lado e deixar a seleção antes de [Copa do Mundo de] 2018", completou o zagueiro, novamente emocionado. Com informações do Sputnik Brasil.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório