Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Duda evita pressão por bi no Mundial Indoor de Atletismo

Eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como principal nome do atletismo em 2014 no País, Duda começa 2014 com uma responsabilidade que nunca viveu. Campeão mundial indoor em 2012, ele vai defender o título entre os dias 7 e 9 de março, em Sopot, na Polônia. Mas o saltador garante que evita se cobrar pelo bicampeonato.

Duda evita pressão por bi no Mundial Indoor de Atletismo
Notícias ao Minuto Brasil

16:13 - 02/01/14 por Agencia Estado

Esporte COB

"É a primeira vez que vou defender um título mundial. Sinto uma responsabilidade a mais, mas não deixo isso virar pressão. Não falo: 'Nossa, eu tenho de ir lá e tenho de ir bem'. Sei que é importante eu ir bem, mas não tenho de me cobrar além do que eu já me cobro. Se não, fica um peso muito grande nas costas", comentou Duda.

No ano passado, o atleta da equipe da BM&FBOVESPA foi quinto colocado no Mundial de Moscou e conquistou o índice para o Mundial Indoor ao vencer o Troféu Brasil, em junho, com 8,31cm. É mais do que os 8,23cm que lhe deram a medalha de ouro no Mundial de Istambul, em 2012.

Duda está começando agora a fase forte de preparação. Como na pista indoor não há auxílio de vento, ele precisa de mais velocidade de corrida. "O volume de treino está grande, totalmente voltado para Sopot. Já comecei a saltar, mas só de marca curta, com até nove passos de corrida. Por enquanto, estou fazendo mais a parte de saída da tábua. Só vou começar mesmo a fechar o salto, a dar o salto completo, daqui a uma semana, mais ou menos", explica.

Duda e seu técnico Aristides Junqueira, o Tide, seguem para o Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Lisboa (Portugal), no início de fevereiro. Por enquanto, o saltador tem presença confirmada no British Athletics Grand Prix, na Inglaterra, no dia 15. "Mas ainda estou tentando encaixá-lo em mais uma ou duas competições de preparação para o Mundial. Então, a ideia é ficar treinando em Lisboa, viajar para competir, voltar para Lisboa e depois ir direto para Sopot. Só voltamos para o Brasil depois do Mundial", diz o treinador.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório