Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ciclista Chris Froome é flagrado em exame antidoping

Multicampeão britânico afirmou que fez tratamento contra asma

Ciclista Chris Froome é flagrado em exame antidoping
Notícias ao Minuto Brasil

08:47 - 13/12/17 por Ansa

Esporte Escândalo

O ciclista britânico Chris Froome testou positivo em um controle antidoping realizado durante a Volta da Espanha, em exame realizado no dia 7 de setembro, informou a União Ciclística Internacional (UCI) nesta quarta-feira (13).   

Segundo a nota, também a contraprova deu positivo. A equipe do multicampeão britânico, Sky, informou que a substância salbutamol (ou albuterol), muito usada em remédios contra problemas no pulmão e asma, foi encontrada.   

+ SOBRE ESPORTES

A substância é permitida pela Agência Mundial Antidoping (Wada) se usada em baixas dosagens. Até por conta disso, a Sky está baseando sua defesa no fato de Froom sofrer com asma - e isso ser notoriamente público.    De acordo com a equipe, "no passar da últiam semana da Volta, ele sofreu ataques de asma e, de acordo com os médicos da equipe, a dosagem foi aumentada".   

"Todos sabem que sofro de asma e sei exatamente as regras. Uso um inalador para controlar os sintomas, sempre nos limites permitidos. E sabia que passaria pelo teste todos os dias porque usava a camisa do líder da prova", disse Froome em nota divulgada à imprensa. O ciclista ainda destacou que "fornecerá todas as informações que forem solicitadas".   

Por conta da natureza da substância, a UCI pediu mais esclarecimentos ao atleta e à equipe, mas não apresentou nenhuma punição a Froome.   

Em termos técnicos, segundo a Sky, o uso do salbutamol "é permitido se inalado até um máximo de 1.600 microgramas por um período de 24 horas e não mais de 800mcg por 12 horas.   

"Froome foi avisado pela UCI que havia uma concentração de salbutamol, no dia 7 de setembro, em um nível que impõe o fornecimento de informações adicionais para confirmar sobre a inalação não mais do que a dose permitida. A análise indicava a concentração de 2 mil nanogramas por mililitro, em relação ao limite da Wada de 1 mil ng/ml. Nenhum dos outros 20 testes de urina feitos por Chris pediram informações adicionais", explicou a Sky.   

A detecção do salbutamol ocorreu na 18ª etapa da Volta da Espanha, que foi vencida por Froome neste ano. Pouco antes, ele tinha conquistado seu quarto título do Tour de France, consagrando uma carreira repleta de vitórias.   

As duas vitórias quebraram um recorde que não acontecia desde 1978, quando um mesmo atleta venceu duas das mais importantes provas do ciclismo mundial no mesmo ano. (ANSA)

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório