Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil tem pior desempenho do século na corrida de São Silvestre

País teve como melhor resultado a décima colocação de Joziane Cardoso, 32

Brasil tem pior desempenho do século na corrida de São Silvestre
Notícias ao Minuto Brasil

08:04 - 01/01/18 por Folhapress

Esporte em 10º

A São Silvestre de 2017 foi a pior do século 21 para os brasileiros, considerando as provas masculina e feminina.

No domingo (31), em São Paulo, o país teve como melhor resultado a décima colocação de Joziane Cardoso, 32.

No masculino, o primeiro representante brasileiro a cruzar a linha de chegada foi Ederson Vilela, 27, somente na 12ª colocação.

Foi também a primeira vez desde 2011 que o Brasil não chegou ao pódio em nenhum dos naipes -os cinco primeiros são premiados. Naquele ano, Cruz Nonata foi a sexta e Damião de Souza o sétimo.

+ Luan e Tite são eleitos os melhores da América em 2017

O resultado de 2011 era também o pior obtido por atletas brasileiros no século até a prova de 2017.

"Estou feliz com o meu resultado. No ano passado, fui o sétimo, mas o segundo melhor brasileiro. Neste ano, fui o melhor brasileiro", disse Vilela. "Mas é verdade também que precisamos repensar as coisas. É muito ruim não ter nenhum brasileiro no pódio, em que pese a força dos africanos", disse o atleta que completou a prova em 46min55s, bem distante do vencedor Dawitt Admasu.

O etíope, que havia ficado com o triunfo em 2014, conquistou o bicampeonato com a marca de 44min15s em uma corrida disputada sob chuva.

Admasu, que registrou o melhor tempo da prova desde 2013, contou que vinha fazendo uma preparação especial para a São Silvestre. Passou mais de dois meses treinando em seu país natal, a 3.000 m de altitude.

"Acho que esta questão de treinar na altitude acaba sendo um diferencial para nós africanos", afirmou Admasu.

Para Vilela, os brasileiros precisam encarar a São Silvestre como uma prioridade.

"Nós [brasileiros] temos de correr várias provas no ano para fazer um pé-de-meia e acabamos chegando cansados. Mas isso não pode ser desculpa sempre", disse.

Há seis anos o Brasil não vence a prova masculina.

O etíope Belay Bezabh ficou com o segundo lugar, com a marca de 44min33s. Já o queniano Edwin Rotich foi o terceiro, com 44min43s. Nos quilômetros iniciais da prova, ele foi tocado acidentalmente pelo brasileiro Wellington Bezerra e os dois acabaram levando um tombo.

"Eu nem vi o que aconteceu. Senti apenas um toque na minha perna e fui pro chão. Felizmente consegui me recuperar e manter o ritmo", disse o africano, vencedor em 2012 e 2013.

Na prova feminina, Flomena Cheyech sobrou em relação às adversárias e completou os 15 quilômetros em 50min18s. A segunda colocada, Birhane Adugana, da Etiópia, fez a prova em 50min55s.

Também no ano passado nenhuma brasileira subiu ao pódio feminino. A última vez que isso aconteceu foi em 2015, com a própria Joziane, na quarta colocação. O último triunfo data de 2006.

"Sei que não é impossível vencer as africanas. No ano que vem, quero fazer mais treinos em altitude", disse. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório