Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coreia do Norte enviará 22 atletas para PyeongChang

As equipes de hóquei feminino dos dois países serão unificadas

Coreia do Norte enviará 22 atletas para PyeongChang
Notícias ao Minuto Brasil

11:20 - 20/01/18 por Ansa

Esporte Acordo

A Coreia do Norte enviará 22 atletas e 24 funcionários, incluindo técnicos, para os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, que será realizado entre os dias 9 e 25 de fevereiro de 2018. A informação é da agência de notícias "Yonhap".

O número foi decidido durante uma reunião na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça, entre representantes dos dois países. Os competidores norte-coreanos participarão de cinco disciplinas e três esportes: patinação artística e de velocidade, esqui alpino e de fundo e hóquei feminino.

Nesta última, as duas Coreias formarão uma única equipe, que terá como hino a canção folclórica "Arirang", espécie de símbolo não oficial do sonho da unificação coreana. Na última quarta-feira (17), os dois países já haviam concordado em desfilar juntos na abertura das Olimpíadas de Inverno, sob a bandeira da unificação.

Nos próximos dias, o Comitê Olímpico Internacional (COI) deve finalizar os detalhes do protocolo relativo ao Norte, como uniforme, hino, bandeira e o tamanho exato da delegação.

A reaproximação entre Seul e Pyongyang começou após Kim Jong-un ter desejado "sucesso" na realização dos Jogos de PyeongChang em seu discurso de fim de ano. Em seguida, os dois países restabeleceram o canal de comunicação, bloqueado havia dois anos, e concordaram com a participação de atletas norte-coreanos nas Olimpíadas.

"PyeongChang, espera-se, abrirá as portas para um futuro mais luminoso na península coreana", afirmou o presidente do COI, Thomas Bach, após a reunião em Lausanne. "O espírito olímpico é feito de respeito, diálogo e compreensão", acrescentou.

+ Phelps revela depressão pós-olímpica e diz que pensou em suicídio

Reconhecimento

A Coreia do Norte realizará neste domingo (21) a missão de reconhecimento nos locais onde sua delegação artística se exibirá durante os Jogos de PyeongChang. A confirmação foi dada por Pyongyang neste sábado, um dia depois de a viagem ter sido cancelada repentinamente e sem maiores explicações.

Uma equipe de representantes norte-coreanos visitará durante dois dias as instalações de Seul e Gangneung que receberão apresentações da Orquestra Samjiyon e de cantores e dançarinos que serão levados para o Sul. Ao todo, a delegação artística do Norte terá 140 pessoas. (ANSA)

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório