Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após se aposentar, Burle pega onda que pode valer 'Oscar do surfe'

O XXL Big Wave Awards, como é chamado, acontece no mês de abril e premia diversas categorias no mundo do surfe

Após se aposentar, Burle pega onda que pode valer 'Oscar do surfe'
Notícias ao Minuto Brasil

15:06 - 20/02/18 por Folhapress

Esporte ONDAS GRANDES

Menos de uma semana depois de se aposentar e participar da última competição de sua carreira profissional, em Portugal, o brasileiro Carlos Burle surfou uma onda gigante -no mesmo local- que pode lhe valer o título do "Oscar de ondas gigantes".

O XXL Big Wave Awards, como é chamado, acontece no mês de abril e premia diversas categorias no mundo do surfe.

Burle, hoje com 50 anos, tem três ondas indicadas -todas elas em Nazaré, no litoral português- para a categoria "Maior Onda". Duas delas foram surfadas em outubro de 2017, e a última na sexta-feira passada (16).

Curiosamente, Burle foi puxado de jet-ski por Lucas Chianca, o Chumbinho, brasileiro de apenas 22 anos que venceu na semana passada a etapa de Nazaré do Mundial de Ondas Grandes e é tido como seu pupilo.

"Sensação muito boa, de uma recompensa por tudo. Na minha bateria, a competição foi cancelada, e eu não pude pegar nenhuma onda, estava muito difícil por causa das condições do vento. Mas a natureza, o destino, o universo conspira e faz com que a gente pegue uma ondulação muito grande depois do campeonato, e ele [Lucas Chianca] me presenteia com essa onda. Foi como se ele estivesse retribuindo tudo que estou fazendo. É uma energia muito boa. Estou muito feliz mesmo, me sentindo merecedor", disse Carlos Burle à reportagem.

Depois de puxar o Lucas e pilotar para o câmera, finalmente chegou minha vez de surfar. Em menos de 15 minutos peguei três ondas, sendo essa uma delas! O surf e sua forte relação com a natureza, vem me ensinando a cada vez mais fazer a nossa parte, mas entender que o universo sabe o que é melhor para nós... Agradeço a todos que estavam lá presentes. A equipe fotógrafos e câmeras, • After tow Lucas anddrive the ski to the cameramen , it finally came my turn to surf. In less than 15 minutes I caught three waves, this being one of them! Surfing and its strong relationship with nature, comes to me teaching more and more, to do our part, but to understand that the universe knows what is best for us ... I thank everyone who was there. The staff photographers and cameras,@lucaschumbo @alemaodemaresias @ian_cosenza @langerds @linobogalho @municipiodanazare @nazarewaterfun  @rafariancho

Uma publicação partilhada por Carlos Burle (@carlosburle) a 17 de Fev, 2018 às 2:50 PST

Além de Burle, outros surfistas brasileiros também já estão indicados ao prêmio de maior onda do ano na temporada 2017/18: Everaldo Teixeira, o Pato, Rodrigo Koxa, Maya Gabeira, Yuri Soledade, Marcelo Luna, Márcio Freire e o próprio Lucas Chumbinho.

Principal nome da história do surfe brasileiro de ondas grandes, Carlos Burle já venceu o Nissan XXL na categoria Maior Onda da Temporada, em 2002, com uma onda surfada em Mavericks, na Califórnia, nos Estados Unidos, de aproximadamente 68 pés (22 metros). Na época, o tamanho da onda lhe garantiu entrar no Guinness Book com o recorde de maior onda já surfada. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório