Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Candidatura olímpica de Turim recebe primeiro 'sim'

Conselho Metropolitano aprovou moção para Jogos de Inverno

Candidatura olímpica de Turim recebe primeiro 'sim'
Notícias ao Minuto Brasil

17:44 - 14/03/18 por Ansa

Esporte 2026

O Conselho Metropolitano de Turim aprovou nesta quarta-feira (14), por unanimidade, uma moção que compromete a prefeita Chiara Appendino, do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), a manifestar, até 31 de março, o interesse da cidade em sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.   

O órgão, que reúne vereadores de Turim e dos municípios de sua região metropolitana, juntou duas moções, uma do M5S e outra da oposição, para iniciar a caminhada olímpica da capital do Piemonte, que já recebera o evento em 2006.   

"Estou contente em poder enviar uma manifestação de interesse, mas é justo distingui-la de uma candidatura para não se criar falsas expectativas", declarou Appendino, se comprometendo a levar o projeto "adiante" para transformá-lo em "candidatura".   

A moção representa uma vitória da prefeita, que, na última segunda-feira (12), havia visto vereadores de seu próprio partido ajudarem a obstruir a discussão na Câmara Municipal sobre os Jogos de 2026.   

A hipótese da candidatura veio à tona no último fim de semana, quando o fundador do M5S, Beppe Grillo, afirmou que as Olimpíadas de Inverno seriam uma "grande ocasião" para Turim - dois anos antes, ele fizera campanha para a prefeita de Roma, Virginia Raggi, também do movimento antissistema, abandonar a briga pelos Jogos de Verão de 2024.   

A capital do Piemonte sediou as Olimpíadas de Inverno em 2006 e já teria uma infraestrutura praticamente pronta para receber o evento novamente. "É um imprescindível ponto de partida a ser valorizado. Trata-se de uma enorme diferença em relação a qualquer outra cidade europeia, em particular com Roma, assim evitamos de imediato eventuais paralelismos", afirmou Appendino no início da semana.   

O governador do Vêneto, Luca Zaia, também queria candidatar sua região, em parceria com Trentino-Alto Ádige, mas essa possibilidade foi rechaçada pela província autônoma de Bolzano.   

A sede dos Jogos de 2026 será escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 2019. (ANSA)

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório