Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Além da eliminação, outros fatores causaram demissões no Flamengo

Na última quinta-feira (29), seis profissionais deixaram o clube em uma série de demissões não vista há muito tempo na Gávea

Além da eliminação, outros fatores causaram demissões no Flamengo
Notícias ao Minuto Brasil

11:45 - 30/03/18 por Folhapress

Esporte Bastidores

Uma eliminação e fortes declarações transformaram o departamento de futebol do Flamengo. Na última quinta-feira (29), seis profissionais deixaram o clube em uma série de demissões não vista há muito tempo na Gávea. Mas o que está por trás de tudo isso? O ponto principal está no fato de que o presidente Eduardo Bandeira de Mello não teve saída. Acuado, ele foi obrigado a modificar a estrutura do carro-chefe na expectativa de salvar o último ano da gestão.

+ Adriano Imperador é internado no Rio de Janeiro

O técnico Paulo César Carpegiani, o diretor executivo Rodrigo Caetano, o gerente de futebol Mozer, os auxiliares Jayme de Almeida e Rodrigo Carpegiani, além do preparador físico Marcelo Martorelli cruzaram a porta de saída do Ninho do Urubu.

O cenário era desenhado desde o ano passado em uma exigência de vice-presidentes e do grupo político SóFLA (Sócios Pelo Flamengo) ao mandatário. O plano era por uma modificação geral, mas que parou na barca com alguns nomes do elenco: Márcio Araújo, Rafael Vaz, Alex Muralha, Gabriel etc.

A turbulência caminha lado a lado com a diretoria. Por vezes, Bandeira já precisou lidar com a ameaça de debandada dos vice-presidentes. Um dos integrantes da diretoria disse que o Flamengo ficaria ingovernável se as mudanças no futebol não fossem realizadas.

As declarações acaloradas do vice-presidente de futebol Ricardo Lomba mostraram o que estaria por vir. Ao tratar a derrota para o Botafogo como "vergonha absurda" e anunciar que mudanças seriam realizadas, o dirigente colocou o comando em uma "sinuca de bico". De quebra, atraiu o apoio dos demais vice-presidentes, que se viram espelhados nas palavras firmes.

Isolado politicamente por centralizar as decisões, Bandeira de Mello não teve saída. Demitiu os profissionais para tentar salvar a base de apoio e fazer com que o Flamengo ainda tenha chances de conquistar títulos de relevância na temporada. Chegou-se ao denominador comum de que a estrutura do departamento de futebol, sob comando de Rodrigo Caetano, esgotou o modelo e algo novo precisava ser feito nos últimos nove meses da administração.

Apesar de não poder se candidatar na eleição presidencial de dezembro -ele já foi reeleito-, Bandeira sabia que optar pela manutenção de Caetano e Carpegiani seria assinar um rompimento político, o que causaria uma catástrofe para os planos eleitorais do seu grupo. A decisão, então, foi tomada pela necessidade de resultados em um elenco milionário e também com claro viés político.

Grande vencedor da crise, o vice de futebol Ricardo Lomba cresceu internamente com pessoas influentes no clube e conselheiros. A atitude era esperada há algum tempo e cobrada de forma firme pela oposição. O discurso "profissional" saiu de cena e mostrou um Flamengo que ainda tem decisões fortes sendo tomadas nos corredores da Gávea.

Agora, a diretoria trabalha pelos substitutos. Cuca e Felipão são os técnicos mais falados. O Flamengo não quer demorar a resolver a questão, já que o novo comandante precisa conhecer o elenco e trabalhar até o dia 14 de abril, quando o rubro-negro estreia no Campeonato Brasileiro contra o Vitória, em Salvador.

Um diretor executivo também será contratado. O profissional, inclusive, terá a responsabilidade de avaliar o elenco. Neste cenário, jogadores que seguem sem agradar podem ser negociados. Com informações da Folhapress. 

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório