Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Oficial: WSL cancela etapa do Mundial de Surfe por causa de tubarões

A organização não descarta continuar as baterias restantes em outros eventos durante a temporada

Notícias ao Minuto Brasil

08:17 - 18/04/18 por Notícias Ao Minuto

Esporte Perigo

A WSL anunciou na noite desta terça-feira, já manhã de quarta (18) na Austrália, o cancelamento da etapa de Margaret River, a terceira do Circuito Mundial de Surfe. O medida foi tomada por causa de tubarões.

A CEO da WSL, Sophie Goldschmidt, enviou uma carta aos surfistas informando sobre o cancelamento do restante da etapa como resultado de circunstâncias excepcionais e únicas em torno desta temporada, evento com relação a tubarões e a segurança dos atletas.

"A WSL coloca o maior prêmio em segurança", escreveu Goldschmidt. “Isso não pode ser apenas conversa e não pode ser comprometido. O surfe é um esporte que carrega várias formas de risco, e é único em que os animais selvagens habitam nosso ambiente de desempenho. Os tubarões são uma realidade ocasional das competições da WSL e do surfe em geral. Todos os associados ao nosso esporte sabem disso. Houve incidentes no passado - e é possível que haja incidentes no futuro - que não resultaram (e não resultarão) no cancelamento de um evento. No entanto, as circunstâncias atuais são muito incomuns e preocupantes, e decidimos que o risco elevado durante o Margaret River Pro desta temporada ultrapassou o limite para o que é aceitável ”.

Depois de dois incidentes separados ocorridos na vizinha Gracetown na segunda-feira (16), a aproximadamente 6 km do local da competição principal no Main Break, a WSL acionou protocolos de segurança e reuniu-se com várias partes interessadas para feedback nas últimas 48 horas antes de tomar a decisão de cancelar o evento.

“Segurança é nossa maior prioridade e essa é a decisão certa dadas as circunstâncias”, disse Kieren Perrow, comissário da WSL. “Analisamos a situação de perto, falamos com os atletas, a Water Safety, as autoridades locais e analisamos o máximo de informações possível. Margaret River é uma parte fantástica do mundo, mas a presença de tubarões ativamente agressivos e baleias encalhadas nesta temporada nos convenceram de que este é o curso correto de ação”, argumentou.

"Os tubarões são algo com que vamos lidar continuamente toda vez que surfamos e aceitamos esse risco", disse o surfista Adrian Buchan. “Dadas as circunstâncias atenuantes das carcaças de baleias mortas, vários ataques e avistamentos aumentados, eu apoio totalmente a postura da WSL de colocar a segurança dos Surfistas antes de tudo”.

O cancelamento do Margaret River Pro vai distribuir os pontos, de acordo com o livro de regras da WSL. No entanto, os organizadores não descartaram a possibilidade de completar a disputa em outros lugares durante a temporada.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório