Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

COB criará canal de denúncias contra abusos no esporte olímpico

Iniciativa ocorre após escândalo envolvendo treinador da ginástica

COB criará canal de denúncias contra abusos no esporte olímpico
Notícias ao Minuto Brasil

16:26 - 02/05/18 por Folhapress

Esporte Após escândalo

Após as acusações de abuso sexual envolvendo o ex-treinador de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) irá criar um canal de ouvidoria para acolher vítimas de abusos e investigar novas denúncias.

A informação foi dada pelo vice-presidente do COB, Marco Antônio La Porta, em entrevista à TV Globo e confirmada pela reportagem.

Leia também: Assista a festa dos jogadores do Real Madrid no vestiário do Bernabéu

"Dentro dos parâmetros que o COB tem feito de modernização de sua governança, vamos criar um canal que vai estar disponível no final de maio, aberto a todo o público. Através desta ouvidoria, qualquer um pode fazer uma denúncia", disse La Porta.

O ex-técnico de ginástica artística, Fernando de Carvalho Lopes, que está sendo acusado de abuso sexual por ginastas e ex-ginastas.

Segundo a reportagem apurou, a ideia é que este canal já esteja no ar até o próximo dia 22. Ainda falta finalizar a redação jurídica do documento para que possa ser efetivamente colocado no ar.

Segundo La Porta declarou à TV Globo, além do caso do ex-treinador Fernando Lopes, o escândalo envolvendo a ginástica feminina americana também serviu de motivação para as mudanças de procedimento nas confederações e federações.

"Casos como este nos Estados Unidos trazem para o esporte uma preocupação muito grande. Mas n]ao só na ginástica que acontece, também ocorre em outros esportes. Foi bom no intuito de ligar o sinal de alerta, todos ficam mais atentos", afirmou La Porta.

A CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) também efetuou mudanças em seus procedimentos internos, No mês de março, a entidade assinou um Termo de Cooperação contra o Assédio Sexual e Abuso no Esporte com o Ministério Público do Trabalho. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório