Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Guerrero é liberado para jogar até tribunal anunciar veredito

A punição imposta pela Fifa ao peruano termina hoje (3)

Guerrero é liberado para jogar até tribunal anunciar veredito
Notícias ao Minuto Brasil

06:50 - 04/05/18 por Folhapress

Esporte Punição

O atacante Paolo Guerrero, que foi suspenso pela Fifa em novembro por doping, recebeu autorização do TAS (Tribunal Arbitral do Esporte, na sigla em francês) para jogar pelo Flamengo até ser anunciada a decisão final sobre seu caso.

A punição imposta pela Fifa ao peruano termina nesta quinta-feira (3). Neste mesmo dia, em sessão de mais de dez horas, o TAS discutiu se estenderá a pena por mais dois anos, sob recomendação da Wada (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês).

Leia também: ‘O chefe do PSG se chama Neymar’, afirma técnico Unai Emery

No entanto, a corte não comunicou seu veredito e não determinou prazo para tal. Até lá, o atacante poderá atuar por seu clube.

Guerrero compareceu ao julgamento em Lausanne, na Suíça, e, na saída, se disse otimista quanto a uma decisão favorável. "Disse tudo o que tinha que dizer, e agora é preciso esperar a decisão", afirmou o peruano.

O atacante foi suspenso após um exame detectar em seu organismo a presença de benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína. Inicialmente, ele deveria ficar longe dos gramados por um ano, mas, posteriormente, teve pena reduzida para seis meses.

A audiência na Suíça tinha por objetivo entender se Guerreiro consumiu a substância dopante de forma involuntária ou se ele usou ciente dos riscos.

Desde o início da suspensão, o jogador do Flamengo negou o uso da droga, destacando que ingeriu chá de coca, bebida tradicional em seu país, durante concentração do Peru em Buenos Aires, para duelo contra a Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

Contratado por Guerrero, o bioquímico Luiz Carlos Cameron alegou que a quantidade da substância dopante encontrada na urina do jogador não era suficiente para responsabilizá-lo por uso de droga.

O bioquímico salientou que não havia traços de coca no cabelo do jogador, o que seria mais uma evidência de que Guerrero não havia consumido cocaína.

De acordo com o jornal espanhol As, o depoimento de uma funcionária do hotel ao TAS, via Skype, pode ser determinante para o encerramento do processo. A funcionária informou aos membros do Tribunal que ofereceu o chá para Guerrero na concentração dos peruanos.

Com a volta aos campos antes do veredito do TAS, Guerrero analisa novo contrato com o Flamengo. O peruano tem vínculo com o clube até agosto. O atacante está à disposição para a rodada de fim de semana pelo Brasileirão. O time rubro-negro enfrenta o Internacional, no domingo (6). Com informações da Folhapress. 

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório