Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

CBF libera 'suplentes' convocados à Copa para o Brasileirão

O comunicado acontece na véspera do início da sétima rodada do torneio

CBF libera 'suplentes' convocados à Copa para o Brasileirão
Notícias ao Minuto Brasil

15:57 - 25/05/18 por Folhapress

Esporte Futebol

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) conseguiu nesta sexta-feira (25) a liberação da Fifa para que os jogadores da lista de "espera" da seleção brasileira para a Copa do Mundo possam disputar as próximas rodadas do Campeonato Brasileiro.

A entidade tinha admitido que não enviou à Fifa no prazo estabelecido o pedido para que os atletas relacionados por Tite na lista preliminar de convocados para o Mundial da Rússia fossem liberados para disputar o Brasileiro e a Copa do Brasil.

A CBF confirmou a liberação em nota publicada em seu site no começo da tarde desta sexta."A CBF informa também que os 12 atletas adicionais constantes na pré-lista (35 jogadores) estão em condição de jogo por seus clubes nas competições que estejam disputando", diz a nota da CBF.

De acordo com a assessoria da seleção, a consulta foi feita após o treinador ter anunciado a relação dos 23 convocados, no dia 14 de maio. O prazo estabelecido pela Fifa, porém, terminava em 15 de junho de 2017, 11 meses antes.Segundo a CBF, a comissão técnica entendeu que não tinha como pedir a liberação dos atletas com antecedência de quase um ano.

A Fifa não proíbe o atleta de jogar, mas recomenda que eles cumpram o prazo de descanso estabelecido pelo regulamento da Copa, que começou em 20 de maio.A CBF estudava entrar no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com um mandado de garantia para os atletas jogarem e evitar uma punição aos clubes.Apesar de conseguir a liberação, a entidade, porém, mantém o mistério e não revelou ainda os 12 jogadores excedentes que compõem a relação de Tite.

+ Neymar volta a dizer que é torcedor do Palmeiras

O Grêmio consultou a CBF na quinta-feira para saber quais jogadores poderiam ser escalados contra o Ceará, no domingo (27), em Fortaleza, pela sétima rodada do Nacional.

A reportagem apurou que o Grêmio consultou a CBF pela manhã desta sexta novamente e recebeu o aval da entidade de forma verbal. Porem, a confederação disse que confirmaria a liberação após receber uma documentação da Fifa.

O clube fez a consulta após a entidade que comanda o futebol brasileiro aconselhar o Palmeiras não escalar o atacante Dudu (foto) no duelo contra o América-MG, realizado na última quarta-feira (23), pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O palmeirense é um dos atletas que está na lista de espera.

O outro é o zagueiro Dedé, do Cruzeiro. O nome dele foi o único confirmado por Tite. Ele atuou na vitória do Cruzeiro sobre o Rancing, na terça-feira, pela Libertadores. Segundo a CBF, a proibição da Fifa não vale para jogos do torneio continental.

O Grêmio cobrava uma definição rápida da entidade para fazer o planejamento da viagem para Fortaleza. Dirigentes do time gaúcho acreditam que o goleiro Marcelo Grohe, os volantes Arthur e Maicon e o atacante Luan possam estar na lista de espera de Tite.De acordo com André Zanotta, diretor executivo de futebol do Grêmio, o clube ainda "não recebeu nenhuma convocação formal de qualquer outro jogador convocado, exceto o o zagueiro Geromel".

Corinthians, São Paulo e Flamengo também esperavam uma resposta da entidade. O atual campeão brasileiro acredita que o meia Rodriguinho possa estar na lista.Já o São Paulo, por sua vez, acredita que Rodrigo Caio -que passou por cirurgia na semana passada- e Diego Souza poderiam estar entre os suplentes, enquanto o Flamengo acreditava na presença de Diego.

REGRAS

As federações nacionais são obrigadas pela entidade que comanda o futebol mundial a apresentar uma lista de 35 jogadores que contenha, além dos convocados para a Copa, outros possíveis suplentes.A relação ampliada serve para que a Fifa tenha conhecimento dos possíveis substitutos dos 23 convocados caso algum jogador venha a ser cortado por lesão.

As seleções classificadas para a Copa podem pedir a troca de um jogador machucado por outro (não obrigatoriamente da lista) até 24 horas antes da primeira partida da equipe no Mundial -o Brasil estreia no dia 17 de junho contra a Suíça.

O artigo 45 do regulamento do torneio determina que os atletas relacionados nessa lista não estejam em atividade por seus clubes a partir do dia 20 de maio. A intenção é protegê-los de lesões e obrigar os clubes a cedê-los para suas respectivas seleções.A proibição não vale para a final da Liga dos Campeões, que será disputada no próximo sábado (26), em Kiev.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório