Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tite espera por Neymar para escalar equipe ideal pela 1ª vez

Camisa 10 da equipe brasileira atuou durante o segundo tempo da partida contra a Croácia no último domingo

Tite espera por Neymar para escalar equipe ideal pela 1ª vez
Notícias ao Minuto Brasil

18:45 - 04/06/18 por Folhapress

Esporte Seleção

A escalação ideal da seleção brasileira para a estreia na Copa do Mundo deverá entrar em campo pela primeira vez desde o início de uma partida no amistoso diante da Áustria, marcado para o próximo domingo (10), às 11h (horário de Brasília), em Viena, na Áustria.

Pelo menos, essa é a ideia inicial do técnico Tite, que ainda espera pela recuperação física do atacante Neymar para definir a formação que jogará o último teste antes do Mundial da Rússia.

+ Pelé diz à revista que Brasil peca na coletividade

Recuperado da cirurgia no quinto metatarso do pé direito, realizada há três meses, o camisa 10 da equipe brasileira atuou durante o segundo tempo da partida contra a Croácia no último domingo. Ele marcou um gol na vitória brasileira por 2 a 0.

Foi a primeira partida do jogador do PSG desde a lesão sofrida no dia 25 de fevereiro em jogo pelo Campeonato Francês. Ele e os demais jogadores da seleção ganharam folga nesta segunda e retornam aos treinamentos na terça, quando passarão por avaliações.

Se o atacante estiver sem dor e em condições, Tite vai escalá-lo ao lado de Coutinho, Willian e Gabriel Jesus. O quarteto ofensivo jogou junto 25 minutos durante o segundo tempo contra o Equador, em Porto Alegre, em agosto, pelas eliminatórias sul-americanas, e 15 minutos da etapa final no domingo diante da Croácia.

"Passa a ser uma possibilidade, mas por mais ansioso que eu possa ser, tenho que dar tempo de recuperação e trabalho. Mas que passa a ser uma possibilidade real, isso sim", disse Tite após a partida do último domingo.

O treinador pretendia escalar essa formação pela primeira vez no amistoso contra a Rússia, realizado em março. Ele, porém, abortou a ideia em razão da lesão do camisa 10. O escolhido para substituí-lo foi Douglas Costa.

Nas eliminatórias sul-americanas, quando disputou partidas oficiais, Tite mantinha o padrão de escalar três jogadores que possuem um poder de marcação maior, casos de Casemiro, Paulinho e Renato Augusto. Diante da Croácia, Fernandinho atuou na vaga do jogador do Beijing Guoan.

A opção de escalar o quarteto ofensivo é para furar a possível retranca da Suíça, rival da estreia no Mundial, no dia 17, e diante da Costa Rica, adversário do dia 22.

Nas eliminatórias europeias, os suíços atuaram no 4-2-3-1. Mas, no momento de recompor o time, quatro jogadores atrás e cinco no meio-campo buscavam reconquistar a bola. Já o desenho tático mais usado pela seleção da América Central é o 5-4-1.

A Áustria, rival do próximo domingo, usou esse sistema durante as eliminatórias da Copa do Mundo "com uma linha de cinco bastante rígida", avaliou Edu Gaspar, coordenador técnico da seleção, em março, quando foi anunciado o amistoso. A seleção austríaca, porém, não está classificada para o Mundial.

Contra adversários que se comportam desta maneira, a seleção encontrou dificuldades, como no duelo contra a Inglaterra, realizado em novembro do ano passado, quando pouco criou e apenas empatou por 0 a 0. Um dos três empates da era Tite. Os outros foram contra Colômbia e Bolívia.

Danilo é elogiado e ganha pontos com Tite Se optar pelo quarteto ofensivo, a seleção brasileira ideal para a Copa do Mundo jogaria pela primeira vez junta desde o início de uma partida a exatos sete dias da estreia no Mundial.

Isso, porém, não aconteceria apenas em função de Neymar, Coutinho, Willian e Gabriel Jesus estarem em campo simultaneamente desde o início.

Por contusão e opção tática, Tite fez outras duas mudanças no time brasileiro, que foi padrão nas eliminatórias sul-americanas. Thiago Silva ganhou a posição de Marquinhos e forma dupla com Miranda, enquanto Danilo se tornou o substituto de Daniel Alves, que sofreu uma lesão no joelho a seis dias da convocação final.

Aliás, o lateral direito do Manchester City, que só havia sido titular com Tite no amistoso contra o Japão, realizado em novembro, foi muito elogiado pelo treinador brasileiro em razão do desempenho no confronto contra a Croácia. Com isso, somou pontos na disputa pela titularidade com Fagner, outro jogador da posição convocado para o Mundial.

"Danilo jogou muito. Muito! As ações defensivas de cobertura beiraram a perfeição e as ultrapassagens foram no timing exato. Não queira trazer construção e habilidade do Marcelo para ele. Vai ter força e sustentação, surpreendentemente o Danilo jogou muito", disse.

Assim, a provável escalação do Brasil para o duelo contra os austríacos e para a estreia no Mundial deve ser Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro e Paulinho; Willian, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. Com informações da Folhapress. 

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório