Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Copa de 98 foi o terror dos técnicos: três foram demitidos antes do fim

Parreira foi um dos que não terminaram o Mundial

Notícias ao Minuto Brasil

02:35 - 14/06/18 por Notícias Ao Minuto

Esporte Fase ruim

O técnico Carlos Alberto Parreira chegou ao auge de sua carreira quando conquistou na Copa de 1994, nos Estados Unidos, o tetracampeonato para a seleção brasileira. Mas a história foi bem diferente no Mundial seguinte, na França, em 1998.

Experiente treinador de seleções, Parreira acumula no currículo seis copas no comando de equipes. Em 1982, o treinador liderou o Kwuait; em 1990, os Emirados Árabes; em 1994, o Brasil; em 1998, a Arábia Saudita. Mais pra frente ainda treinou o Brasil, novamente, em 2006, e a África do Sul, em 2010. Mas a pior experiência foi sem dívida a de 1998.

+ SOBRE ESPORTE

Na ocasião, Parreira estreou com derrota. Logo na primeira partida, sua equipe perdeu para a forte Dinamarca, que acabou eliminada nas quartas, vendendo caro a derrota para o Brasil, por 3 a 2. Na segunda partida, os sauditas tinham pela frente a dona da casa (e futura campeã) França. Uma goleada de 4 a 0 pôs fim à participação de Parreira na Copa. O treinador foi demitido ainda no vestiário.

A situação se repetiu com outros dois treinadores. Bum-Kun Cha, da Coréia do Sul, não resistiu ao 5 a 0 para Holanda, após um revés para o México. Henry Kasperczak, da Tunísia, também caiu após derrotas para Colômbia e Inglaterra.

A tripla demissão acabou sendo boa para as seleções. A Arábia Saudita terminou o Mundial empatando com a África do Sul. As outras duas tiveram destinos semelhantes: Coreia do Sul 1 a 1 com a Bélgica, e Tunísia empatou, também em 1 a 1, com a Romênia. 

RÚSSIA 2018

Um dia após o Real Madrid anunciar que Julen Lopetegui, treinador da Espanha, abandonaria a seleção após a Copa para assumir o clube, o presidente da federação espanhola, Luis Rubiales, demitiu o treinador a dois dias da estreia no Mundial.

Leia mais: Sergio Ramos se manifesta pelo Twitter após demissão de técnico

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório