Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alegando sanções dos EUA, Nike não entrega chuteiras ao Irã

Seleção iraniana estreia amanhã (15) contra o Marrocos

Alegando sanções dos EUA, Nike não entrega chuteiras ao Irã
Notícias ao Minuto Brasil

10:20 - 14/06/18 por ANSA

Esporte Polémica

Faltando apenas um dia para a estreia do Irã na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, a Nike anunciou que não fornecerá suas chuteiras aos jogadores do time, por conta das sanções comerciais impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao país.   

A decisão caiu como uma bomba no elenco da seleção iraniana, pegando todos de surpresa. A medida da empresa norte-americana causou confusão, já que na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, as sanções comerciais do governo dos Estados Unidos não impediram que as chuteiras da Nike chegassem aos atletas.   

"As sanções significam que, como uma empresa norte-americana, a Nike não pode fornecer chuteiras aos jogadores da seleção iraniana neste momento", afirmou a Nike em um comunicado oficial.   

"Os jogadores estão acostumados com os seus equipamentos. Não é certo mudar isso em uma semana antes de partidas tão importantes", criticou o técnico do Irã, o português Carlos Queiroz, para a emissora "ESPN".   

Ainda de acordo com o treinador, para não ficarem sem as chuteiras, os jogadores vão contar com a ajuda de outros atletas ou comprar eles mesmos os equipamentos.   

O caso da Nike deixa transparente a tensa relação entre Estados Unidos e Irã. No mês de maio, Trump concretizou uma promessa de campanha e anunciou a saída do país do acordo nuclear com os iranianos.   

A seleção iraniana está no grupo B, ao lado de Portugal, Espanha e Marrocos. Considerado o grande azarão da chave, o Irã estreará no Mundial diante dos marroquinos, amanhã (15), em São Petersburgo.(ANSA)

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório