Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Técnico da Argentina admite que abriu mão de seu estilo por Copa

"A ideia é que a pessoa que tem maior capacidade de organizar, toque mais vezes na bola", disse Jorge Sampaoli

Técnico da Argentina admite que abriu mão de seu estilo por Copa
Notícias ao Minuto Brasil

15:18 - 15/06/18 por Folhapress

Esporte Mudança

Jorge Sampaoli sempre disse que se você quer descobrir quem é o técnico de uma equipe, olhe para os volantes. Ele teve de abrir mão desse conceito para preparar a Argentina que estreia na Copa do Mundo contra a Islândia neste sábado (16), às 10h (de Brasília), em Moscou.

Com quase um ano no comando da seleção, adotou um pensamento mais pragmático, mais a curto prazo. Decidiu montar a equipe de acordo com o que tinha em mãos, não fazê-los jogar de acordo com o que o treinador crê que o futebol deve ser jogado. A dupla de volantes da Argentina será Mascherano e Biglia, dois volantes de marcação.

"Meu gosto pessoal de uma equipe vai ficar de lado pela necessidade que tem a Argentina. A ideia é que a pessoa que tem maior capacidade de organizar, toque mais vezes na bola. Não é definitivo. Estamos no começo de um trabalho. Esta é a formação que Argentina para esse início de Copa, mas pode gerar modificações em curto prazo", disse o treinador em conferência de imprensa nesta sexta (15) no estádio do Spartak, onde acontece a partida.

+ Técnico do Uruguai ameniza gols perdidos por Suárez

Ele gostaria de ter tido mais tempo para adotar uma filosofia em que os zagueiros e volantes têm maior capacidade de sair para o jogo e tocar a bola. Este foi um dos motivos pelo qual Marcos Rojo será um dos zagueiros, aliás. Mas constatou que teve pouco tempo para treinar desde que assumiu o cargo, em junho de 2017. Talvez será possível na Copa seguinte, no Qatar, em 2022. Sampaoli tem contrato com a AFA (Associação de Futebol Argentino) até lá.

Ajuda o fator entrosamento. No lado esquerdo, ele terá Tagliafico na lateral e Meza na meia. Dois titulares do título sul-americano do Independiente do ano passado. Sampaoli confessa disse ter analisado os dois atletas quando estavam no clube de Buenos Aires (Tagliafico hoje joga pelo Ajax-HOL) e que isso ajuda a seleção argentina neste momento.

Também há Lionel Messi. Fiel a sua filosofia de que o dono do time não é ele e sim o camisa 10, não tem nenhum pudor em confessar que escolheu os jogadores que melhor conhecem e se adaptam ao estilo do atacante que considera um gênio. E também o faz modificar a maneira como montaria a seleção.

"Se algum time tem um jogador como Messi, deve rodeá-lo com companheiros que façam esse jogador utilizar todo o seu potencial. Para mim, ter um jogador como Leo gera uma condição diferente no meu trabalho de condutor", completou. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório