Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

México é multado pela Fifa após grito homofóbico de torcedores

O grito em questão é aquele ecoado na hora de o goleiro rival cobrar um tiro de meta: "êêê puto!", que é considerado homofóbico pela conotação vulgar

México é multado pela Fifa após grito homofóbico de torcedores
Notícias ao Minuto Brasil

17:22 - 20/06/18 por Folhapress

Esporte na estreia

O Comitê Disciplinar da Fifa multou a Federação Mexicana de Futebol em 10 mil francos suíços (equivalente a R$ 38 mil) após seus torcedores entoarem cantos discriminatórios na estreia contra a Alemanha. A partida foi disputada na Copa do Mundo no último domingo (17), e a decisão saiu nesta quarta-feira (20).

O grito em questão é aquele ecoado na hora de o goleiro rival cobrar um tiro de meta: "êêê puto!", que é considerado homofóbico pela conotação vulgar. Segundo o comunicado oficial divulgado pelo Comitê, a expressão fere o artigo 67 do Código Disciplinar da Fifa por ser discriminatório.

A Fifa alega que a decisão foi tomada "após avaliação minuciosa" das evidências, incluindo vídeos, e dos precedentes dos torcedores mexicanos - que usam esta expressão há décadas.

A entidade destacou observadores de combate à discriminação nas partidas desta Copa do Mundo, o que é inédito, e os relatórios também tiveram peso na decisão de multar o México. Além da multa, a Federação Mexicana de Futebol recebeu uma advertência e pode enfrentar sanções adicionais em caso de reincidência.

SÉRVIA

A seleção sérvia também recebeu multa de 10 mil francos suíços, esta por seus torcedores terem exibido uma bandeira com viés considerado político durante a estreia contra a Costa Rica, também no domingo (17). O Comitê Disciplinar da Fifa não deu detalhes sobre as inscrições contidas no material. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório