Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Psicólogos defendem preparação emocional permanente de jogadores

Especialistas no assunto defendem que as equipes tenham uma preparação mais sólida e contínua para que o fator psicológico não entre em campo

Psicólogos defendem preparação emocional permanente de jogadores
Notícias ao Minuto Brasil

22:21 - 22/06/18 por Notícias Ao Minuto

Esporte Futebol

Alvo de críticas nas redes sociais e assunto de grande parte dos comentários hoje (22), o choro do atacante Neymar ao final do jogo da seleção brasileira é interpretado por psicólogos como uma catarse emocional, resultante de uma grande pressão. Especialistas no assunto defendem que as equipes tenham uma preparação mais sólida e contínua para que o fator psicológico não entre em campo.

Para o membro do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, Rodrigo Acioli, faz parte da cultura brasileira questionar choros em público e classificá-los de despreparo emocional. Segundo ele, muitas pessoas avaliam o fato de chorar como apenas um sentimento ruim, mas “não necessariamente” a atitude do craque brasileiro foi sinal de fraqueza.

“Acabou um jogo difícil, estressante. A gente imagina que ele sinta um peso nas costas e quando jogo acaba, essa tensão toda, eles conseguem fazer os dois gols. Só ele pode falar o que sentiu na hora, mas há uma impressão de catarse, um estouro de emoção no finalzinho”, afirmou Acioli.Relacionando a cobrança da sociedade brasileira, amante do futebol, com a decepção pelas derrotas da última Copa do Mundo, ocorrida em casa, Acioli lembra que a pressão em cima de Neymar foi crescendo ao longo do tempo, ainda mais levando em conta a atuação do jogador português Cristiano Ronaldo.“Já existia uma expectativa com relação ao Neymar. Quatro anos depois, ele passa a ser a figura principal da seleção. O Cristiano Ronaldo [jogador de Portugal] já chegou fazendo três gols de primeira. As pessoas botaram pressão nele [Neymar] e no Messi... Aí acontece o jogo de hoje, ele consegue fazer o segundo gol na prorrogação e cai no choro nessa possível catarse. Pra variar, ao final disso tudo, metade da população cai em cima dele, questionando ou não a maneira como reage ao final do jogo. Então o cara é vigiado o tempo inteiro”, analisa.

Para o psicólogo do Esporte e presidente da Associação Paulista de Psicologia do Esporte, João Ricardo Cozac, o atacante brasileiro é um “personagem polêmico” que gera “quase uma discussão política” no país entre os que o julgam e condenam, e os que o inocentam. 

“Na verdade, não cabe a nós julgar ninguém e sim perceber que não só o Neymar, mas toda essa seleção vive sempre no limite do extremo do controle emocional e qualquer partida que passe por algum tipo de dificuldade e o emocional é testado, a gente percebe que os jogadores e o time como um todo não estão preparados para um desafio dessa magnitude”, testemunha o especialista, há 29 anos na área.

Cozac concorda que o momento do choro foi o de extravasar a emoção e que reações desse tipo são naturais também em outros esportes, ainda mais se tratando de atletas cobrados nacional e internacionalmente. Do ponto de vista da preparação mental, porém, o psicólogo critica os tabus da sociedade brasileira quanto ao tema e defende que o jovem de 26 anos poderia aprimorar o rendimento.

“Eu percebo que se o Neymar fizesse um trabalho mais focado nesse plano do autocontrole, do controle das próprias emoções e reações, sem dúvida ele ganharia muito com o investimento desse trabalho. Ele seria muito beneficiado”, aponta.

Depois do jogo, o atacante respondeu às críticas e disse que o choro foi de alegria, superação e de garra. O zagueiro e capitão Thiago Silva comentou o assunto na saída do gramado. “Acho que tem que desabafar, acredito que ele tenha tirado um grande peso das costas, para o terceiro jogo acho que ele vai estar um pouco mais tranquilo, e isso faz bem para todo mundo”, disse, em entrevista.

Sobre o grau de interferência do fator psicológico em partidas decisivas, Rodrigo Acioli cita o exemplo de times que sofrem com o esquema tático adversário para o qual não estavam preparados e perdem a capacidade de reação. “Às vezes, quando eles começam a tomar os gols, como aconteceu no 7 a 1, eles ficam até perdidos e desmontam. Parece que ficam anestesiados e não conseguem responder. É como se fosse uma 'estupidez emocional'. Eles são pessoas competentes inteligentes e habilidosas para aquilo, mas naquele instante aconteceu alguma coisa que os paralisam durante alguns segundos e não conseguem fazer algo que estão aptas a fazer”, disse.

João Ricardo Cozac concorda que o trabalho de médio e longo prazo é importante para a preparação psicológica antes da Copa do Mundo. “Não há a menor condição de você fazer um trabalho emergencial. Os resultados não são eficientes. Eu não acredito nesse tipo de ação. O que eu acredito é a presença e a sensibilidade de comando do [técnico] Tite podem amenizar um pouco os danos emocionais que a falta de um trabalho sério, coerente e científico poderia proporcionar para essa equipe”, conclui.

A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria de imprensa da CBF para saber mais detalhes sobre a preparação psicológica dos atletas da seleção brasileira, mas não recebeu retorno até o fechamento da reportagem.

Também em entrevista após o jogo, o técnico Tite disse que é “desumano” colocar a responsabilidade apenas em um jogador. “O Neymar ficou três meses e meio parado e a partida anterior foi a primeira. Ele é um ser humano, precisa de tempo para retomar o padrão alto. Mas antes de um padrão alto, precisa de um time forte, de não ser dependente”. Com informações da Agência Brasil.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório