Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fifa abre processo contra dupla suíça após comemoração polêmica

O gesto em questão é o cruzamento das mãos à frente do corpo, que representa a águia negra de duas cabeças, símbolo presente na bandeira da Albânia

Fifa abre processo contra dupla suíça após comemoração polêmica
Notícias ao Minuto Brasil

19:44 - 23/06/18 por Folhapress

Esporte Rússia

Neste sábado (23), dia seguinte à vitória heroica sobre a Sérvia, a seleção suíça tem dois de seus principais jogadores na mira do Comitê Disciplinar da Fifa. A entidade abriu processo disciplinar contra Xherdan Shaqiri e Granit Xhaka, autores dos gols contra os sérvios e de gestos polêmicos durante a comemoração.

A investigação foi divulgada pela própria Fifa em comunicado oficial. O gesto em questão é o cruzamento das mãos à frente do corpo, que representa a águia negra de duas cabeças, símbolo presente na bandeira da Albânia. A dupla comemorou gols assim pois têm em comum a etnia albanesa, que vive conflito com a Sérvia pela autonomia da província de Kosovo (de maioria albanesa).

Após o jogo, Shaqiri confirmou que o gesto foi uma atitude política, mas preferiu não polemizar. "Não quero falar sobre isso. No futebol, você tem emoções à flor da pele. São só emoções. Não é nada mais que isso, não precisamos falar disso".

A Fifa avaliou, na mesma partida, distúrbios e mensagens políticas e ofensivas por parte da torcida sérvia; por isso também abriu procedimento contra a Associação de Futebol da Sérvia. Já o técnico Mladen Krstajic é alvo de investigação preliminar devido a supostas declarações políticas que teria feito após o jogo. Na ocasião, ele comparou o uso do árbitro assistente de vídeo à Corte Internacional de Justiça, que condenou líderes iugoslavos por ocasião dos conflitos nos Bálcãs. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório