Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sérvia mistura geopolítica com futebol na arquibancada e no campo

Equipe foi punida pela Fifa

Sérvia mistura geopolítica com futebol na arquibancada e no campo
Notícias ao Minuto Brasil

12:27 - 26/06/18 por Folhapress

Esporte Grupo

Futebol e política sempre se misturam. É assim na Sérvia, rival do Brasil nesta quarta-feira (27), às 15h (de Brasília), pela última rodada do Grupo E da Copa do Mundo.

Neste Mundial, os dois jogos disputados pela seleção europeia tiveram atos e punições que extrapolaram as quatro linhas do campo.

+ SOBRE ESPORTES

Logo após a estreia dos sérvios no Mundial da Rússia, a Fifa puniu a federação local por causa do comportamento dos seus torcedores. Durante a vitória contra a Costa Rica, por 1 a 0, os torcedores exibiram uma bandeira ofensiva com teor político, cujo conteúdo não foi revelado pela federação internacional, na arquibancada. A multa imposta foi de R$ 40 mil.

A punição foi a primeira imposta na Copa pelo grupo de observadores do combate à discriminação da Fifa. Desde 2015, o órgão tenta implementar uma série de medidas contra a discriminação e promover a diversidade no futebol.

Na partida seguinte, os sérvios foram provocados na derrota para a Suíça, por 2 a 1. Autores dos gols da vitória, Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri foram os jogadores mais vaiados no início do jogo, mas deram a resposta em campo.

De origem kosovar, os dois irritaram os torcedores adversários ainda mais. Eles comemoraram os gols fazendo um sinal alusivo à águia de duas cabeças, símbolo da Albânia, origem étnica da maioria dos kosovares que lutaram na guerra de independência, no fim dos anos 1990, contra o domínio sérvio e a limpeza étnica praticada promovida por eles. Cada jogador foi punido pela Fifa com uma multa de R$ 38 mil.Lichtsteiner, que não tem ligação com o Kosovo mas imitou o gesto dos companheiros, foi multado com a metade do valor.

Até o técnico da Suíça, o bósnio Vladimir Petkovic, reprovou a atitude dos dois jogadores.

"É claro que [na comemoração] as emoções aparecem. Nós todos precisamos deixar a política de lado no futebol. Nós precisamos focar no futebol, que é uma coisa que une as pessoas. Como eu disse antes, você nunca deve misturar política com futebol. É importante mostrar respeito", disse o treinador.

Autor do gol da vitória, Shaqiri nasceu no Kosovo. Na partida, ele jogou com uma bandeira do país em um dos pés da chuteira; no outro, a da Suíça.Jovan Surbatovic, secretário-geral da federação sérvia, reclamou das chuteiras e tentou convencer o árbitro a obrigar o jogador a trocá-las.

"Foi uma provocação. Estávamos jogando contra a Suíça, não contra Kosovo", afirmou.

A Albânia e o Kosovo são membros da Fifa e suas bandeiras são rotineiramente exibidas em jogos internacionais.A Sérvia não reconheceu a declaração de independência de Kosovo em 2008. Os nacionalistas sérvios consideram Kosovo como o lugar de nascimento de sua cultura.

Sérvia e Albânia são inimigas históricas. As tensões se tornaram mais graves após a guerra, que teve início após a extinção da Iugoslávia.A primeira Copa disputada pela sérvia foi a da Alemanha, em 2006. Na ocasião, o país jogou o Mundial como Sérvia e Montenegro. Pouco mais de uma semana antes do início do Mundial houve a independência de Montenegro, criando duas nações diferentes.

Mesmo assim, os dois países jogaram juntos pois assim haviam disputado as eliminatórias. Além disso, Montenegro ainda não tinha uma federação. (Folhapress)

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório