Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Grupo punk Pussy Riot invade final da Copa em protesto contra Putin

Aos 7 minutos, dois homens e duas mulheres vestidos com ternos, gravata e chapéu, imitando policiais, entraram no campo

Notícias ao Minuto Brasil

14:55 - 15/07/18 por Folhapress

Esporte Rússia

Ativistas ligadas à banda punk feminista russa Pussy Riot invadiram o campo da final da Copa do Mundo no começo do segundo tempo, interrompendo brevemente o jogo entre França e Croácia. É a primeira vez que o grupo consegue fazer um protesto contra o governo na frente de seu maior alvo, o presidente Vladimir Putin, que está na tribuna de honra do Estádio Lujniki.

Aos 7 min, dois homens e duas mulheres vestidos com ternos, gravata e chapéu, imitando policiais, entraram no campo. Eles foram contidos pelos seguranças da Fifa, e um se atracou com o zagueiro croata Dejan Lovren, que a jogou no chão e cobrou explicações pela interrupção. Não havia nenhuma forma de identificação que permitisse aos espectadores entender do que se tratava a manifestação -que foi vaiada pelo estádio todo.

Segundo comunicado postado em redes sociais pelo Pussy Riot, a intenção do grupo é protestar contra a falta de liberdade de expressão na Rússia de Vladimir Putin. Pede a libertação de presos como o cineasta Oleg Sentsov, que está em greve de fome. Também reivindica o fim do que chama de casos judiciais fabricados contra opositores do governo.

+ França vence a Croácia e conquista a Copa do Mundo da Rússia

Elas também quiseram homenagear o poeta soviético Dmitri Prigov, cuja morte completa 11 anos nesta segunda (16). Crítico do Estado totalitário comunista, ele criou versos centrados na imagem do policial, em alusão ao poder do governo. Foi detido pela polícia secreta diversas vezes, e internado em manicômio em 1986. Por isso as ativistas escolheram a fantasia de policial.

"As policiais entraram no jogo", disse o comunicado do grupo. O Pussy Riot ganhou fama mundial em 2012, quando invadiu a Catedral do Cristo Salvador, em Moscou, para cantar uma música de protesto contra o apoio explícito da Igreja Ortodoxa Russa à campanha presidencial de Putin. Elas acabaram condenadas por vandalismo e três integrantes foram para a cadeia, sendo soltas no ano seguinte.

Em várias ocasiões a banda foi atacada por apoiadores de Putin, como durante um show realizado em Sochi durante a Olimpíada de Inverno de 2014. O grupo se define como um coletivo, com um número variável de integrantes, girando em torno de dez jovens. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório