Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com 14 vagas abertas, F-1 tem mercado de pilotos confuso para 2019

A Mercedes vai repetir a dupla Lewis Hamilton e Valtteri Bottas

Com 14 vagas abertas, F-1 tem mercado de pilotos confuso para 2019
Notícias ao Minuto Brasil

09:52 - 04/08/18 por JULIANNE CERASOLI, para Folhapress

Esporte Incerteza

JULIANNE CERASOLI - Apenas seis pilotos estão confirmados nas 20 vagas do grid para a temporada 2019 da Fórmula 1. O mercado atual da categoria é considerado o mais complexo dos últimos anos. A Mercedes vai repetir a dupla Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. A Renault contará com Daniel Ricciardo, que deixará a Red Bull, e Nico Hulkenberg. Sebastian Vettel e Max Verstappen estão garantidos na Ferrari e na Red Bull, respectivamente. A indefinição, portanto, é maior no meio do pelotão - com dois campeões, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, entre os pilotos com o futuro indefinido.

Das 14 vagas abertas, há apenas uma na Ferrari e uma na Red Bull. A situação no time italiano ficou bastante indefinida após a morte do presidente Sergio Marchionne, na semana passada, uma vez que ele era o grande defensor da contratação de Charles Leclerc para o lugar de Kimi Raikkonen.

A mudança não teria o apoio de Vettel, que quer a continuidade do finlandês, mas seu poder na decisão depende muito do desempenho no campeonato - e, consequentemente, poder de barganha político. Raikkonen teve conversas iniciais com a McLaren, mas teria que esperar uma decisão de Alonso, cujo prazo é o fim de outubro.

Outro time que sonda o campeão de 2007 é a Sauber, que conta com grande impulso financeiro em consequência da parceria com a Ferrari por meio da Alfa Romeo. Alonso aparece entre os candidatos à vaga da Red Bull, mas a parceria com a Honda pesa contra o espanhol. O time deve escolher um piloto mais jovem - Pierre Gasly aparece com mais chances, seguido de Carlos Sainz.

WILLIAMS E FORCE INDIA

As duas parceiras da Mercedes estão com dificuldades financeiras e devem ceder aos interesses dos alemães. A Williams deve perder Lance Stroll para a Force India, pois o pai do canadense pode investir no time.Assim, o russo Sergey Sirotkin, que deve continuar, pode ter o novato George Russell, piloto Mercedes, a seu lado. E o nome de Stoffel Vandoorne também é comentado. Já a Force India deve ficar com Stroll e também um piloto Mercedes, como já é o caso hoje: Esteban Ocon estava fortemente cotado para uma vaga na Renault e agora pode ficar onde está.

+ Felipão promete blindar elenco, mas adianta que será 'linha-dura'

HASS E SAUBER

As duas parceiras da Ferrari aguardam movimentos das outras. A Sauber terá que ceder Leclerc se os italianos quiserem, e promover o piloto de testes da Scuderia, Antonio Giovinazzi. Vandoorne vem conversando também com o time para o lugar de Ericsson. Já na Haas, Kevin Magnussen está praticamente confirmado. É muito difícil que Romain Grosjean renove, e essa possível vaga se tornou uma das mais cobiçadas do mercado, pois o time é quinto entre os construtores. Pela experiência e aporte financeiro, quem está na frente na briga no momento é Sergio Perez.

MC LAREN E TORO ROSSO

O time B da Red Bull, a Toro Rosso, pode acabar ficando com Lando Norris, piloto McLaren, em um negócio que envolve a contratação do projetista James Key pelo time inglês. Se Gasly subir para a Red Bull, aumentam as chances de Brendon Hartley continuar. Já a McLaren tem o cenário mais aberto. Vandoorne não deve ficar e Alonso tem um prazo longo para se definir, mas o time precisa de um nome forte para seus patrocinadores. Sainz estava muito cotado para ir para Woking, mas pessoas ligadas ao espanhol indicaram que as negociações haviam esfriado.

Com a Force India em processo de administração, a Ferrari se redefinindo na fase pós-Marchionne e o futuro de Alonso completamente aberto, é esperado que o mercado siga indefinido até a próxima etapa da Fórmula 1, que será disputada na Bélgica no fim de agosto. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório