Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tite sofre para renovar zaga em novo começo de ciclo na seleção

Dos quatro zagueiros que disputaram a Copa da Rússia, três têm mais de 30 anos: Thiago Silva, Miranda e Geromel

Tite sofre para renovar zaga em novo começo de ciclo na seleção
Notícias ao Minuto Brasil

18:40 - 16/08/18 por Notícias Ao Minuto

Esporte Recomeço

Com fartura de jogadores para o setor ofensivo e poucas opções para o sistema defensivo, a seleção brasileira inicia o ciclo para a Copa do Mundo do Qatar oficialmente nesta sexta-feira (17), quando Tite anunciará os convocados para os amistosos contra os Estados Unidos e El Salvador, marcados para os dias 7 e 11 de setembro, respectivamente.

Dos quatro zagueiros que disputaram a Copa da Rússia, três têm mais de 30 anos: Thiago Silva, Miranda e Geromel. Com 33 anos, os dois primeiros dificilmente chegarão com boas condições físicas ao Qatar -terão completados já 38 anos, já que o próximo Mundial começará em novembro. Geromel, 32, reserva no último mundial, é outro exemplo.

Até hoje, o zagueiro mais velho do Brasil titular em uma Copa do Mundo foi Bellini, que disputou a Copa da Inglaterra, aos 36 anosAssim, apenas Marquinhos, 24, terminou a última Copa com chances reais de chegar ao Mundial seguinte.

Na Rússia, a média de idade dos zagueiros convocados por Tite foi de 30,5. Número superior ao de outras posições. O ataque, por exemplo, que tem vários jovens com potencial surgindo, teve média de 26,5. A média dos três goleiros foi de 26,6.

Já os laterais foi de 29,7, enquanto os jogadores com características de marcação do meio de campo teve média de 28,8.Durante o período pré-Copa, o treinador chegou a convocar zagueiros mais novos, como Rodrigo Caio (São Paulo), 24, e Jemerson (Monaco), 25, além de colocar na lista de sete suplentes Dedé (Cruzeiro), 30, que jamais havia sido convocado para um amistoso no período de preparação.

Outro chamado por Tite para amistosos e até jogos das eliminatórias foi o ex-corintiano Gil (Shandong Luneng), 31.

Desses nomes, Dedé é o que tem mais chance de aparecer na lista desta sexta. Jemerson leva desvantagem porque a temporada europeia está no início -disputou duas partidas até agora. Já Rodrigo Caio, que formou dupla com Marquinhos na conquista do ouro olímpico, não será porque ainda se recupera de uma lesão no pé.

Dos quatro primeiros times colocados no Brasileiro, apenas o Flamengo tem um zagueiro do país titular com menos de 30 anos: Léo Duarte, 22, revelado nas categorias de base do clube carioca e que ganhou a posição de Juan.

Se faltam opções para a zaga, sobram para o setor ofensivo. Dos sete jogadores convocados para a Copa com essa característica, apenas Taison e Willian possuem hoje 30 anos. O treinador também vê novos nomes surgindo para a posição, como Rodrygo, 17, (Santos), Vinícius Júnior, 18 (Real Madrid), Pedro, 21, (Fluminense) e Malcom, 21, (Barcelona). O atacante do Fluminense é um novo que agrada muito ao técnico e deve estar presente na convocação para os jogos nos Estados Unidos.

Já no meio de campo, alguns atletas que estavam no Mundial continuarão presentes, caso do volante Casemiro, 26, titular em 17 dos 18 jogos em que foi convocado. Fred, 25, que amargou o banco de reservas, é outro certamente fará parte deste ciclo.

A lista desta sexta deve contar com Arthur, 22, ex-Grêmio e atualmente no Barcelona. Outro nome citado e que foi observado pela comissão técnica é Lucas Paquetá, 20, do Flamengo. O atleta, que já foi um meia ofensivo, se encaixou bem na função de segundo volante. Assim, Renato Augusto e Paulinho, que trocou o Barcelona para retornar ao futebol chinês -está no Guanzhou Evergrande correm risco de perder espaço. O primeiro chegou abaixo da sua condição física em comparação com os outros atletas na Rússia, enquanto o segundo não rendeu o esperado assim como aconteceu na Copa-2014.

O volante Fernandinho, que não atuou bem contra a Bélgica e com 33 anos, não deverá mais ser chamado. Nas laterais, Tite também pode optar pela renovação. Na direita, Danilo, 27, ainda é cotado para disputar mais uma Copa, porém, está fora da primeira convocação porque ainda se recupera de uma lesão sofrida no ligamento do tornozelo esquerda durante o Mundial da Rússia. Fagner, 29, que apresentou falhas na marcação contra os belgas, corre por fora.

Para o setor, um dos nomes cotados, é de Éder Militão, 20, que trocou recentemente o São Paulo pelo Porto. Ele foi observado por membros da comissão técnica da seleção nos jogos contra o Colón, pela Copa Sul-Americana, e diante do Vasco, pelo Brasileiro, sua última partida pelo clube do Morumbi.Fabinho, 24, que se transferiu do Monaco para o Liverpool, é uma das apostas. Ele também atua no meio de campo.

Do lado esquerdo, um nome é certo para este novo ciclo: Alex Sandro, 27, da Juventus, que foi preterido no último Mundial. Apesar de elogiar o desempenho do atleta, Tite preferiu convocar Filipe Luís, 32.Assim, o jogador da Juventus deverá disputar a posição com Marcelo, 30. O ex-corintiano Guilherme Arana, do Sevilla, é outra opção.

No gol, Alisson, 25, e Ederson, 24, são nomes certos para o Qatar.Tite convocará a seleção após sua comissão técnica observar 12 jogos de times do país na Sul-Americana, Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

A lista deve reunir muitos atletas de clubes brasileiros -na Copa foram apenas três-, já que eles estão com ritmo de jogo. Os jogadores que atuam na Europa retornaram recentemente de férias.Times que estão na semifinal da Copa do Brasil correm risco de ficarem desfalcados no primeiro primeiro jogo da decisão.

A data dos jogos de ida está marcada para o dia 12 de setembro, um dia depois do confronto contra El Salvador, Washington. Com informações da Folhapress.

PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório