Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Felipe Melo é expulso, Palmeiras perde, mas está nas quartas

O duelo contra o Colo Colo ainda vai colocar o Palmeiras diante de outro velho conhecido: o meia Valdívia

Felipe Melo é expulso, Palmeiras perde, mas está nas quartas
Notícias ao Minuto Brasil

04:01 - 31/08/18 por Folhapress

Esporte Libertadores

Depois de nove anos, o Palmeiras voltou a alcançar as quartas de final da Copa Libertadores da América.E foi sofrido. No Allianz Parque, nesta quinta-feira (30), o time brasileiro viu Felipe Melo ser expulso ainda aos 3 minutos do primeiro tempo e foi derrotado pelo Cerro Porteño (PAR), mas avançou por conta da vitória na partida de ida.

Como havia feito 2 a 0 no Cerro no primeiro jogo, no Paraguai, com dois gols de Borja, o Palmeiras tentou administrar a vantagem mesmo com um jogador a menos durante toda a partida desta quinta no Allianz.

Felipe Melo recebeu o cartão vermelho depois de entrada dura, com a sola na perna do paraguaio Victor Cáceres, em uma das primeiras ações do duelo.

Sem Melo, o técnico Luiz Felipe Scolari recuou Moisés para ajudar Bruno Henrique como volante e mandou Willian, Dudu e Borja marcarem mais recuados, no campo do Palmeiras, apostando em um sistema defensivo compacto, buscando os contra-ataques. Assim, o Palmeiras segurou o time paraguaio no primeiro tempo.

Mas levou um susto no começo da etapa complementar: Arzamendia tentou cruzar, a bola fez curva, pegou Weverton desprevenido e abriu o placar para o Cerro. O Palmeiras não sofria um gol desde 25 de julho, quando foi derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, ainda com o técnico Roger Machado. De lá para cá, haviam sido nove partidas sem ser vazado ou perder.

Mesmo com a derrota parcial por 1 a 0, o clube brasileiro sofreu e quase levou mais gols, mas conseguiu administrar até o fim a vantagem de 2 a 1 no placar agregado e avançou às quartas. O próximo adversário do time alviverde será o Colo Colo (CHI). A equipe chilena eliminou o Corinthians na última quarta (29) e agora é a única finalista fora do eixo Brasil-Argentina, em um grupo que tem quatro argentinos (River Plate, Independiente, Atlético Tucumán e Boca Juniors) e mais três brasileiros (Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras).

A última vez que o Palmeiras havia alcançado a etapa de quartas de final da Copa Libertadores foi em 2009, quando parou no Nacional-URU. Naquela edição do torneio, o time alviverde cruzou justamente com o Colo Colo, eliminando o time chileno.

Na ocasião, o Colo Colo havia vencido por 3 a 1 no Palestra Itália - um dos gols foi do centroavante Lucas Barrios, que passou pelo Palmeiras entre 2015 e 2017 e hoje está de volta ao time chileno -, no primeiro turno, pela fase de grupos.

No duelo de volta, no Chile, o clube brasileiro entrou pressionado, já que um empate classificaria o Colo Colo e eliminaria o Palmeiras. Mas um gol de Cleiton Xavier aos 42 minutos do segundo tempo deu a vitória por 1 a 0 e classificou os paulistas às oitavas de final.

Desde então, o time alviverde participou três vezes do torneio continental. Em 2013, caiu nas oitavas diante do Tijuana (MEX). Três anos depois, parou na etapa de grupo, ficando atrás de Rosário Central-ARG e Nacional (URU). Já em 2017, caiu de novo nas oitavas, contra o Barcelona (EQU)

O duelo contra o Colo Colo ainda vai colocar o Palmeiras diante de outro velho conhecido: o meia Valdívia. Querido pelos torcedores alviverdes -que compartilharam diversas imagens do jogador nas redes sociais após a eliminação do Corinthians-, ele vai enfrentar o ex-clube pela primeira vez.

No Palmeiras, Valdívia atuou em 240 partidas e fez 41 gols. Conquistou os títulos do Campeonato Paulista 2008, Copa do Brasil 2012 e Série B do Campeonato Brasileiro 2013. "Vai ser estranho. Fiquei sete anos no Palmeiras", disse o meia, que prometeu comemorar se fizer gol.

Aos 48 minutos do segundo tempo, Deyverson, que entrou na vaga de Willian, foi expulso por provocação. O zagueiro Marcos Cáceres, do Cerro, também levou o cartão vermelho, depois de discussão e empurra-empurra entre os jogadores.

PALMEIRASWeverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena, Diogo Barbosa; Bruno Henrique, Felipe Melo, Moisés (Jean); Willian (Deyverson), Borja (Thiago Santos), e Dudu. T.: Luiz Felipe Scolari

CERRO PORTEÑOAntony Silva; Raúl Cáceres, Marcos Cáceres, Escobar, Arzamendia; Víctor Cáceres (Haedo Valdez), Palau; Jorge Rojas (Benítez), Rodrigo Rojas (Novick), Oscar Ruiz; Churín. T.: Fernando JuberoEstádio: Allianz Parque, em São PauloPúblico: 33.204Renda: R$ 2.913.369,38Juiz: Germán Delfino (Argentina)Gol: Arzamendia, aos 11min do segundo tempoCartões amarelos: Edu Dracena (Palmeiras); Churín, Jorge Rojas, Novick, Escobar e Palau (Cerro Porteño)Cartões vermelhos: Felipe Melo e Deyverson (Palmeiras); Marcos Cáceres (Cerro Porteño) Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório