Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após polêmica com Bolsonaro, seleção proíbe expressões políticas

Suposta manifestação de apoio de dois jogadores do time ao candidato virou polêmica nas redes sociais

Após polêmica com Bolsonaro, seleção proíbe expressões políticas
Notícias ao Minuto Brasil

15:47 - 14/09/18 por CAROLINA CANOSSA, para Folhapress

Esporte Vólei

CAROLINA CANOSSA - A tranquilidade trazida pela vitória no tie-break sobre a França nessa quinta-feira (13), pela segunda rodada do Mundial masculino de vôlei, durou pouco: nesta sexta (14), uma suposta manifestação de apoio de dois jogadores do time, Wallace e Maurício Souza, ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) virou polêmica nas redes sociais.

São duas imagens, ambas publicadas no Instagram oficial da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) e no site da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) após as vitórias sobre o Egito, na estreia do torneio, na quarta (12), e diante dos franceses, no dia seguinte, respectivamente. Nelas, Souza e Wallace aparecem sinalizando com os dedos o número do presidenciável.

Questionada pela reportagem se, de fato, tratava-se de uma manifestação de cunho político e se a CBV dava algum tipo de orientação aos integrantes da seleção a respeito deste tema, a entidade limitou-se a dizer que irá tomar providências para não permitir que aconteçam outras manifestações coletivas.

+ Raikkonen lidera 2º treino e é o mais rápido do dia em Cingapura

"A CBV repudia qualquer tipo de manifestação discriminatória, seja em qualquer esfera, e também não compactua com manifestação política. Porém, a entidade acredita na liberdade de expressão e, por isso, não se permite controlar as redes sociais pessoais dos atletas, componentes das comissões técnicas e funcionários da casa. Neste momento, a gestão da seleção irá tomar providências para não permitir que aconteçam manifestações coletivas", disse em nota.

Ambas as fotos já foram deletadas da rede social da CBV, mas permanecem à disposição no site da FIVB no momento da publicação deste texto. Na internet, torcedores da seleção dividem-se entre aqueles que acham que os dois possuem o direito de se manifestar politicamente e os que acreditam que a equipe nacional não é o melhor lugar para isso.

Em geral, entidades esportivas proíbem qualquer exposição relacionada ao assunto entre os atletas que participam de seus torneios. O COI (Comitê Olímpico Internacional), por exemplo, desautoriza expressamente manifestações políticas nas Olimpíadas, assim como a Fifa no futebol, sob risco de multas e exclusões.

No site da FIVB, o único documento que trata do assunto se refere a proibições entre uniformes de atletas de vôlei de praia. Procurada pela reportagem sobre o caso do Brasil no Mundial de vôlei, a entidade ainda não se manifestou. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório