Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após assaltos de 2017, F1 terá segurança reforçada em Interlagos

O dirigente reconheceu que o time tomará medidas de segurança especiais em São Paulo

Após assaltos de 2017, F1 terá segurança reforçada em Interlagos
Notícias ao Minuto Brasil

11:13 - 07/11/18 por Folhapress

Esporte GP

A Fórmula 1 está de volta ao circuito de Interlagos neste final de semana depois de uma etapa conturbada -pelo menos fora dos limites do autódromo- com assaltos à mão armada acontecendo na saída dos times, levando, inclusive, a Pirelli a cancelar um teste que faria na semana seguinte ao evento com a equipe McLaren por questões de segurança.

Na época, as equipes chegaram a defender que a F-1 só voltasse a Interlagos com a garantia de que teriam mais segurança. A partir daí, uma série de reuniões envolvendo os promotores locais, a empresa de segurança interna do circuito, contratada pelos promotores, a Polícia Militar e a Prefeitura de São Paulo visou melhorar o esquema de segurança. Diante desse movimento e da vontade da F-1 em retornar àquele que é seu maior mercado mundial, a etapa foi confirmada sem grandes percalços.

+ Fórmula 1 confirma GP no Vietnã a partir da temporada de 2020

Os profissionais que trabalham na categoria foram informados de medidas de segurança comuns no dia a dia dos paulistanos, como furar sinais vermelhos à noite, por exemplo. Tais recomendações não são comuns nos outros 20 países pelos quais a categoria passa.

Os promotores destacaram que "nunca houve ocorrências graves dentro dos limites do autódromo", onde a segurança particular contratada por eles atua. "Fora do circuito, você está sujeito a situações que existem em toda metrópole -algumas mais, outras menos, é verdade-, mas não tem como garantir que nada vai acontecer. Porém, estou satisfeito com o trabalho que fizemos junto às autoridades locais", disse à reportagem Gabriel Rohonyi, vice-presidente de marketing do GP Brasil.

Do lado das equipes, há ao mesmo tempo a satisfação pelo empenho demonstrado pelas autoridades brasileiras e o um olhar mais atento à segurança para esta etapa. "Trabalhamos com os promotores e com as autoridades locais, a polícia, e aparentemente eles terão uma presença muito maior. Eles entenderam nossos horários de chegada e saída, então a presença [policial] será garantida nos horários apropriados", disse Otmar Szafnauer, chefe da Force India.

O dirigente reconheceu que o time tomará medidas de segurança especiais em São Paulo, algo que tem sido comum entre os times ao longo dos anos, com o aluguel de carros à prova de bala.

A reportagem já pôde constatar na terça-feira (6) em Interlagos uma forte presença policial nos arredores do circuito, enquanto as equipes já montavam suas garagens para a prova, que tem atividades de pista a partir da sexta-feira (9). A corrida ocorre no domingo (11), com largada às 15h10 (de Brasília). Com informações da Folhapress. 

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório