Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Max Verstappen vira fenômeno e atrai legião de fãs para a Fórmula 1

Diretor de marketing do GP da Alemanha disse no início do ano que o piloto holandês foi 'determinante' para o aumento nas vendas dos ingressos

Max Verstappen vira fenômeno e atrai legião de fãs para a Fórmula 1
Notícias ao Minuto Brasil

09:08 - 10/11/18 por Estadao Conteudo

Esporte 'onda laranja'

Maior aposta da Fórmula 1 para o futuro, Max Verstappen se tornou um fenômeno de público na categoria. O piloto de apenas 21 anos, mas já com quatro temporadas de Fórmula 1 nas costas, mobiliza milhares de fãs pelas corridas na Europa e até compensa a torcida holandesa pelos fracos resultados no futebol, o esporte mais popular do país.

A "onda laranja" passou a ganhar destaque neste ano, quando torcedores invadiram as etapas mais próximas da Holanda, principalmente nos circuitos de Spa-Francorchamps, na Bélgica, e Hockenheim, na Alemanha. Houve também grande público holandês no GP da Áustria, em Spielberg. "É muito legal esse apoio. Mas eu fiquei um pouco surpreso", admitiu Verstappen, ao ser questionado pelo jornal O Estado de S.Paulo sobre o seu sucesso de público.

Sem uma etapa no calendário, a torcida holandesa adotou Spa-Francorchamps como a corrida de Verstappen "em casa". E não decepcionou. A "invasão" superou os 10 mil torcedores neste ano. A organização do GP belga até reservou um espaço considerável das arquibancadas para o público do país vizinho.

+ Mulheres lideram a organização do GP no Brasil

Diretor de marketing do GP da Alemanha, Jorn Teske disse no início do ano que Verstappen foi "determinante" para o aumento nas vendas dos ingressos para a corrida em Hockenheim, no fim de julho. "A torcida não está grande somente em Spa, mas também na Áustria. É sempre legal vê-los lá", disse.

Verstappen não chegou a entrar na briga pelo título deste ano. É o quinto colocado, com duas vitórias na temporada. Para o holandês, o bom apoio do público também se deve aos resultados ruins da seleção holandesa no futebol. O tradicional time do seu país não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo e a Eurocopa.

"De certa forma estou preenchendo esse espaço. Por um tempo, não tivemos um piloto na F-1. E a nossa seleção não foi muito bem em campo por alguns anos e acho que isso ajuda um pouco", afirmou Verstappen.

As altas expectativas e o glamour da Fórmula 1 contrastam com a personalidade mais fechada do piloto - ele é caseiro e discreto. "Ficar em casa, com a família, é o que eu mais gosto de fazer. Também gosto de andar de bicicleta e jogar videogame, principalmente o Fifa".

Torcedor do PSV Eindhoven, ele lamenta não poder mais acompanhar o time no estádio. E lembra dos craques brasileiros que já defenderam o clube. "Tivemos o Romário e o Ronaldo". Verstappen chegou a jogar na infância. "Eu jogava sempre até os 11 anos, mas comecei a ficar muito ocupado com o automobilismo. Tive que fazer uma escolha e percebi que eu era bem melhor pilotando do que jogando futebol". Com informações do Estadão Conteúdo.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório