Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tochas do Pan do Rio 2007 serão doadas após uma década sem uso

O destino das tochas do Pan foi alvo de polêmica e investigação nos últimos anos, principalmente por causa da suspeita de superfaturamento no processo de compra

Tochas do Pan do Rio 2007 serão doadas após uma década sem uso
Notícias ao Minuto Brasil

06:53 - 17/11/18 por Estadao Conteudo

Esporte Jogo

Após o TCU (Tribunal de Contas da União) determinar que o Ministério do Esporte apresentasse um plano de utilização das tochas olímpicas compradas para os Jogos Pan-Americanos de 2007, realizados no Rio de Janeiro, a pasta vai fazer agora a doação de 431 objetos que passaram mais de uma década sem uso e estão armazenados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) no Parque Aquático Maria Lenk, na capital carioca.

O destino das tochas do Pan foi alvo de polêmica e investigação nos últimos anos, principalmente por causa da suspeita de superfaturamento no processo de compra. Relatório do TCU ao qual o Estado teve acesso apontou que, inicialmente, cada tocha custaria aos cofres do governo federal R$ 759, mas no final o valor unitário saiu por R$ 2.042, ou seja, mais do que o dobro do preço acordado.

A utilização das tochas após a realização nos Jogos Pan-Americanos também levantou suspeita de irregularidades do tribunal. O primeiro orçamento aprovado em 2007 previa a compra de quatro mil tochas. Depois, o montante caiu para 500 unidades. Em prestação de contas apresentada ao TCU, foi relatado o extravio de 19 tochas. Agora, o COB alega ter 431 objetos remanescentes sob a sua guarda.

O Ministério do Esporte pretende doar as tochas para clubes, organizações esportivas, instituições públicas com faculdade de Educação Física, institutos federais, secretarias estaduais de esporte, museus públicos e privados e o Ministério da Defesa. Para isso, abriu um edital de chamamento público, com o objetivo de selecionar as entidades beneficiadas. A previsão é de que o resultado da disputa saia no próximo mês e que a entrega seja feita em 2019.

+ Tite reforça bons números e busca equilíbrio entre ataque e defesa

Em 2015, o Ministério do Esporte chegou a estipular que as tochas seriam entregues a Centros de Iniciação ao Esporte, aos ministérios da Cultura e da Educação, além do COB, Comitê Paralímpico Brasileiro e confederações esportivas. O plano, no entanto, nunca saiu do papel.

"Tratava-se, na verdade, de mera intenção, sem configurar qualquer plano efetivo, uma vez que não se sabia sequer, como não se sabe até hoje, se as possíveis entidades recebedoras concordariam com a doação", criticou o TCU.

Diante de novas cobranças feitas pelo tribunal este ano para que a utilização das tochas "traga benefícios para o esporte brasileiro", o Ministério do Esporte, então, publicou edital para que as entidades interessadas em receber as tochas se apresentassem à pasta. O Comitê Brasileiro de Clubes já lançou campanha para que seus filiados participem da disputa.

"Diferentemente da proposta inicial, prevista no primeiro acórdão do Tribunal de Contas da União de 2015, o processo em execução não gera qualquer custo de operacionalização. O novo plano também contemplará maior número de agentes do setor esportivo, alcançando entidades públicas e privadas de todo o País", defendeu o Ministério do Esporte, em nota enviada ao Estado.

Em 2007, às vésperas dos Jogos Pan-Americanos, 500 tochas foram utilizadas em um tour pelo País. Cerca de três mil pessoas, entre atletas e personalidades, participaram do revezamento, que passou por 26 Estados e o Distrito Federal e durou pouco mais de um mês. Com informações do Estadão Conteúdo.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório