Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Querem manchar minha imagem, diz Sergio Ramos sobre revelação de doping

O jogador deu explicações logo após uma derrota de sua equipe por 3 a 0 diante do Eibar, pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol

Querem manchar minha imagem, diz Sergio Ramos sobre revelação de doping
Notícias ao Minuto Brasil

14:17 - 24/11/18 por folhapress

Esporte Exame

O zagueiro Sergio Ramos, do Real Madrid, falou, neste sábado (24), sobre o caso revelado pelo "Football Leaks" no dia anterior, em que a Uefa teria arquivado flagrante no exame antidoping do jogador na final da Liga dos Campeões 2016/2017, contra a Juventus.

O jogador deu explicações logo após uma derrota de sua equipe por 3 a 0 diante do Eibar, pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol.

"Vou tomar medidas em relação a esse tipo de acusação, porque está claro que tentaram manchar imagem como profissional. Eu já realizei mais de 300 controles de doping ao longo da minha carreira e nunca aconteceu nada parecido. Acredito que quem deveria falar já se posicionou e agora meus advogados trabalharão para que se mostre a verdade", disse o capitão do Real Madrid, que já tinha conhecimento da informação antes da divulgação.

"Eu já sabia que a informação ia sair, me avisaram há um mês e meio. Mas eu não tenho medo porque estou falando a verdade", completou Sergio Ramos.

+ Santos oferece R$ 780 mil mensais a Abel e aguarda resposta

A Uefa teria arquivado o caso na época por considerar válidas as explicações "de quatro linhas" do jogador e do médico do Real, que enviou uma receita médica que justificaria o uso da substância em questão.

O texto diz que a amostra recebida pelo laboratório da Áustria apontou a presença de dexametasona na urina do atleta. Esta substância é proibida pela WADA (Agência Mundial AntiDoping) em uso retal, intramuscular, oral e intravenoso. Só é autorizada se for comunicada com antecedência pelo médico da equipe e devidamente justificada. A informação é de que Ramos teria usado dexametasona por via nasal, e a agência não proíbe esta administração específica.

Se um médico não comunicar o uso da substância antes do exame, ele e o atleta passam a ser considerados suspeitos em um caso de doping. A dexametasona possui efeito anti-inflamatório, que ajuda no alívio de dores e aumenta a concentração e euforia.

A única medicação declarada por Ramos antes da partida foi uma injeção de betametasona, substância igualmente anti-inflamatória e proibida pela WADA. Neste caso, o uso foi comunicado com antecedência sob justificativa de que o atleta sofre de "patologias crônicas" no joelho e ombro esquerdos.

O médico alegou ter cometido um "erro humano" no calor do momento, dadas as circunstâncias em que a coleta é realizada após os jogos - naquele momento, o antigo rei da Espanha, Juan Carlos, havia acabado de visitar Sergio Ramos na sala com o então presidente espanhol, Mariano Rajoy.

A Uefa tomou nota das explicações e interpretou que "muito provavelmente ocorreu um erro administrativo". A entidade encerrou o caso: "No futuro, pedimos a você [Sergio Ramos] e ao médico da equipe que sejam cautelosos ao máximo".

A publicação ainda revela que Ramos teria tomado banho antes de um teste de urina em abril deste ano, após vitória sobre o Málaga; a Lei Antidoping Espanhola interpreta este tipo de atitude como possível obstrução dos procedimentos. No início de novembro, o "Football Leaks" já havia antecipado que exporia uma estrela mundial por doping. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório